Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24993
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolinadosSantosCouto.pdf623,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho vegetativo de mudas de manjericão no Distrito Federal
Autor(es): Couto, Carolina dos Santos
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Manjericão - cultivo
Plantas aromáticas
Mudas
Essências e óleos essenciais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: COUTO, Carolina dos Santos. Desempenho vegetativo de mudas de manjericão no Distrito Federal. 2018. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O manjericão (Ocimum spp.) é uma planta aromática de grande importância econômica no Brasil. Seu consumo pode ser tanto in natura quanto para o processamento industrial, na obtenção de óleo essencial utilizado para diversos fins. No entanto, existe uma carência de informações sobre as técnicas de cultivo e estudos que visam desempenho agronômico de diferentes cultivares. Portanto, esse estudo teve como objetivo avaliar o desempenho vegetativo de mudas de seis cultivares de manjericão, na região do Distrito Federal. Para tanto, foi desenvolvido um experimento em blocos casualizados, com seis cultivares de manjericão, ‘Alfavaca Verde’, ‘Manolo’, ‘Limoncello’, ‘Sabory’, ‘Fraganza’, ‘Grecco a Palla’, que correspondiam aos tratamentos, e quatro repetições. Foram avaliadas as características: comprimento de parte aérea em cm, comprimento de raiz em cm, massa fresca da parte aérea em g, massa fresca da raiz em g, relação da massa fresca da parte aérea/massa fresca da raiz, massa seca da parte aérea em g, massa seca da raiz em g e número de folhas. Após a análise dos dados observou-se que as cultivares diferiram entre si para a maioria das características avaliadas, exceto para massa fresca raiz e massa seca parte aérea. Os valores do coeficiente de variação para essas variáveis ficaram abaixo de 30%, demonstrando boa precisão experimental. As cultivares Limoncello, a Sabory e a Fraganza apresentam os melhores resultados, para o comprimento de parte aérea e de raiz, no desempenho de mudas em bandeja.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.