Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuanaGomesRibeiro_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Instrumentos e interações de uma ação pública : o desenvolvimento do Plano Brasil Sem Miséria no âmbito federal
Autor(es): Ribeiro, Luana Gomes
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Políticas públicas
Direitos humanos
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: RIBEIRO, Luana Gomes. Instrumentos e interações de uma ação pública: o desenvolvimento do Plano Brasil Sem Miséria no âmbito federal. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Para ir além da questão monetária da desigualdade de recursos, o Plano Brasil Sem Miséria tinha como proposta superar a pobreza entre 2011 e 2014 com ações e atores articulados multidimensionalmente, pela transferência de renda, ampliação de serviços públicos e incentivos à qualificação profissional. Considerando o posicionamento do objeto na história da política social, bem como o cenário dos dois mandatos de Dilma Rousseff e sua formação como ação pública, a pesquisa usa do conteúdo formador dos instrumentos de gestão do Plano, especificamente os de caráter normativo e comunicacional. O objetivo foi compreender o Plano Brasil Sem Miséria por meio da análise dos instrumentos e das interações que estes formam frente às mudanças político-institucionais entre 2011 e 2016. Para isso, é proposto um desenvolvimento que passe pelos objetivos específicos de delimitação das possíveis ações públicas prioritárias ao Plano, bem como pelos atores envolvidos nestas, analisando também as mudanças contextuais, para situar as interações e transformações numa linha do tempo do BSM. Como referencial de alcance ao apresentado, a pesquisa elucida sobre as definições de política social, de ação pública e de transversalidade. A metodologia qualitativa envolve uma abordagem congruente com o referencial, pela aplicação a Análise de Conteúdo, sendo assim possível entender os dados levantados nos instrumentos selecionados e sua interpretação dentro do contexto do BSM. Os resultados trouxeram à luz as ações prioritárias do BSM e, pelos instrumentos normativos específicos destas, se alcançou os atores envolvidos na gestão do Plano no âmbito federal. Com a Análise de Conteúdo dos instrumentos normativos e comunicacionais de gestão, bem como pela entrevista dos atores da SESEP, as mudanças na gestão no período de vigência foram percebidas. O estudo concluiu que estes instrumentos levantados ilustram a realidade político-institucional, sendo possível definir os períodos de transformação, favoráveis ou desfavoráveis, da ação pública objeto. Os instrumentos, ainda, envolvem diretamente a integração dos atores do âmbito federal de maneira transversal, pela institucionalidade dos normativos, bem como elaboração dos comunicacionais e do CadÚnico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.