Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessicaMartinsCarneiroElias_tcc.pdf623,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência da gestão municipal da educação nos municípios goianos
Autor(es): Elias, Jéssica Martins Carneiro
Orientador(es): Abreu, Alexandre Maduro de
Assunto: Educação
Gestão pública
Eficiência
Data de apresentação: 17-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: ELIAS, Jéssica Martins Carneiro. Eficiência da gestão municipal da educação nos municípios goianos. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo objetiva identificar fatores que influenciam na eficiência da gestão municipal da educação, bem como analisar se tiveram relação com o nível de eficiência educacional dos municípios goianos. Dessa forma, utilizou-se a correlação bivariada de Spearman entre cada um dos fatores identificados e o nível de eficiência do estado de Goiás. Os resultados obtidos sugerem uma correlação positiva entre o índice de eficiência educacional (IeF-Edu) e população, ou seja, a eficiência educacional tende a ser melhor em municípios mais populosos. Ademais, apontou uma correlação negativa entre IeF-Edu e PIB, o que indica que quanto menor o PIB, maior a eficiência educacional. Bem como, indicou também uma correlação negativa entre IeF-Edu e investimento com aluno, isto é, os municípios goianos que possuem menor gasto com aluno tendem a ser mais eficientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.