Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ian Moreira | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo está passando por período de reestruturação quanto à diversificação das suas matrizes energéticas utilizadas com a finalidade de diminuir a dependência de combustíveis fósseis e também por motivos ambientais. É nesse contexto que o veículo elétrico surge como uma possível alternativa frente a este cenário de novas demandas. Essa pesquisa avança sobre essa temática ao propor o desenvolvimento de um modelo que relacione o índice IRI de irregularidade longitudinal de pavimentos com o consumo de energia elétrica do automóvel. Este modelo busca proporcionar informações necessárias para atualização de softwares de gerência de pavimento como o programa HDM 4 e, desta maneira, prover os gestores de pavimento com os dados fundamentais para a escolha da melhor alternativa socioambiental de investimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Irregularidade longitudinal de pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia elétrica - consumo | pt_BR |
dc.title | Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Research of the relationship between energy comsuption of electrical vehicles and pavement roughness | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-28T14:25:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-28T14:25:10Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24950 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The world is undergoing a period of renovation regarding the diversification of its matrix energetics used with the aim to diminish the dependence on fossil fuels and also on environmental reasons. In this context the electric vehicle emerges as a possible alternative to this scenario of new demands. This research advances this theme to propose the development of a model that relates the IRI International Roughness Index with the consumption of electric energy of automobiles. This model seeks to provide required information to update softwares of pavement management with the HDM 4 program and, in such a way, provides road managers with the fundamental data for choosing the best social environmental investment alternative. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|