Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de | - |
dc.contributor.author | Marques, Isaac Guilhermino | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Isaac Guilhermino. Entre corpo e tempo: uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia investiga os processos corporais na montagem do espetáculo ContrAção, montado a partir de cenas da Trilogia da Indignação e das cenas da peça Contra a liberdade , ambas do espanhol Esteve Soler, a partir da narrativa do processo dentro da turma de Diplomação em Interpretação Teatral da Universidade de Brasília (2019). Pretende também reconhecer e pontuar os mecanismos necessários para acessar os personagens através do corpo. A pesquisa tem por foco o corpo do ator nos meus momentos pré cena e a relação entre corpo e tempo. Para isso ele analisou a construção de 4 personagens (a criança, a foca, o homem que criou uma religião, e o homem que presenciou um acidente) desse processo de montagem através das pesquisas dos autores: Constantin Stanislavski, Eleonora Fabião, Eugenio Barba, Renata de Lima Silva, César Cola e Marilena Chauí. Além disso reflete sobre os momentos de “Fluxo” e “Estado Cênico”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo cênico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens no teatro | pt_BR |
dc.title | Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-28T14:06:27Z | - |
dc.date.available | 2020-07-28T14:06:27Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24943 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monography investigates the ‘body process’ of the actor in the production of ‘ContrAção’ a play composed by scenes from Indignation Trilogy and Against Freedom of the spanish Esteve Soler (Spain), from the narrative of the process in the Diplomation Class (part 2) of the Art Institute of the University of Brasilia (2019). It also aims to recognize and point the mechanisms needed to access the characters through the body. This research focuses on the actor's body in pre-scene, and the link between two concepts: body and time. For this, it analyzes the process that led to the origination of 4 character roles in the play( the kid, the seal, the man who created a religion, the man who witnessed an accident) in this process, through selected works of the authors: Constantin Stanislavski, Eleonora Fabião, Eugenio Barba, Renata de Lima Silva, César Cola and Marilena Chauí, to analyze moments of ‘Flow’ and ‘Scenic State’ in the ator experience during the pre-scene moments. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|