Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24942
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MaisaMascielVanderlei_tcc.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de experiências de economia solidária : a experiência da CSA Aldeia do Altiplano em Brasília
Autor(es): Vanderlei, Maísa Masciel
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Políticas públicas
Agricultura familiar
Economia solidária
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: VANDERLEI, Maísa Masciel. Avaliação de experiências de economia solidária: a experiência da CSA Aldeia do Altiplano em Brasília. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente relatório é resultado da atividade de pesquisa para conclusão do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas, na Universidade de Brasília (UnB). Apresenta um exercício de avaliação de experiência em economia solidária por meio de uma matriz de dimensões que pensam as diferentes esferas do social: política, cultural, econômica, ambiental e tecnológica. Esse exercício foi realizado no período de julho a novembro de 2019, em uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), em Brasília: a CSA Aldeia do Altiplano, localizada na Ecovila Aldeia do Altiplano. Esta avaliação assumiu como desafio metodológico justamente voltar-se para os processos de gestão, mas apoiando-se em uma matriz avaliativa que coadune com os princípios da gestão social. Esta matriz estrutura-se em cinco dimensões: socioeconômica, sociocultural, sociopolítica, socioambiental e sociotecnológica. Assim, a pergunta de pesquisa deste trabalho foi construída do seguinte modo: Como a CSA Aldeia do Altiplano tem se desenvolvido a partir das dimensões socioeconômica, sociocultural, sociopolítica, socioambiental e sociotecnológica? Utilizou-se como métodos a observação participante, a entrevista e a análise documental. A relevância deste trabalho justifica-se pelo fato das CSAs fazerem parte do campo de práticas de Gestão Social, que tem se conformado como um campo de conhecimentos e práticas em construção e se mostrado como tendência crescente ao governo de problemas públicos. A expressiva desordem no cuidado com o meio ambiente que assistimos atualmente, o forte debate acerca da qualidade dos alimentos que têm chegado às mesas da população e as dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar reforçam a relevância do tema abordado e são prioritários para o campo de públicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.