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dc.contributor.advisorSantos, Luis Carlos Ribeiro dos-
dc.contributor.authorRocha, Yuri Cássio Mota-
dc.identifier.citationROCHA, Yuri Cássio Mota. O corpo poético de Madame Yuri e as rupturas do universo normativo: proposições e inquietações de um corpo estranho. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa fala sobre a performatividade do corpo a partir do viés de sua identidade de gênero ou des-identidade de gênero. Utilizo como referência de investigação performática o corpo de Madame Yuri, Yuri Cássio Mota Rocha, ou simplesmente Madame, partindo do ponto sensível que mais o tocou desde a infância até a maioridade. Hoje, percebendo e curando as feridas deixadas pelo mundo, Madame é um ser humano, uma atriz-sujeita, uma performer-sujeita que deseja ser respeitada. Sua presença física propõe uma estética e uma ética e representa reivindicações de amor, de direitos e de humanidade. Este trabalho propõe uma atualização e uma transformação do ar viciado da hegemonia heteronormativa. O Brasil precisa de mudança e a transformação está em cada ser que existe, vive e se expressa. LGBTI e artistas LGBTI no Brasil são colocados à margem, considerados e chamados de estranhos. Esta é uma monografia estranha, tão estranha como o(a) seu autor(a) criador(a).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordArte e corpopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.subject.keywordAutobiografiapt_BR
dc.titleO corpo poético de Madame Yuri e as rupturas do universo normativo : proposições e inquietações de um corpo estranhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T13:44:08Z-
dc.date.available2020-07-28T13:44:08Z-
dc.date.submitted2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24936-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research talks about the performativity of the body from the bias of its gender identity or ungender identity. The body of Madame Yuri, Yuri Cássio Mota Rocha, or simply Madame, is the reference for this performance research, starting from the sensitive point that most touched her/him from childhood to the age of majority. Today, perceiving and healing the wounds left by the world, Madame is a human being, an actress-subject, a performer-subject who wishes to be respected. Its physical presence proposes aesthetics and ethics and represents claims of love, rights and humanity. This work proposes an update and a transformation of the addictive air of heteronormative hegemony. Brazil needs change, and its transformation is in every being that exists, lives and expresses itself. LGBTI and LGBTI artists in Brazil are placed on the sidelines, considered and called strangers. This is a strange monograph, as strange as the one who created it.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



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