Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndressaGomesSousa_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As estratégias e experiências das crianças e adolescentes no parto : uma revisão integrativa
Autor(es): Sousa, Andressa Gomes
Orientador(es): Montagner, Maria Inez
Assunto: Gravidez na adolescência
Parto humanizado
Serviços de saúde à maternidade
Data de apresentação: 17-Jun-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: SOUSA, Andressa Gomes. As estratégias e experiências das crianças e adolescentes no parto: uma revisão integrativa. 2019. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O parto constitui para a mulher uma experiência de impacto emocional significativo. O relacionamento da mulher com a equipe dos profissionais de saúde é tido como um dos fatores que mais afetam a memória das mulheres em relação à experiência do parto e do nascimento, tendo grande importância para sua satisfação. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as experiências e as estratégias das adolescentes e crianças com o processo gestacional e o parto a partir dos estudos encontrados na literatura. A pesquisa teve como metodologia a revisão integrativa, foram selecionados 19 artigos de diferentes bases de dados que respeitava o objetivo proposto. A gravidez indesejada na adolescência é profundamente perturbadora, é um susto existencial, um corte em seus planos de vida e, principalmente, um medo exacerbado da reação dos pais, do companheiro, e de todo ciclo familiar. Os serviços de saúde precisam estar preparados, para receber essas crianças e adolescentes, criando assim um vínculo entre a gestante e o serviço de saúde, de modo a oferecer um pré-natal efetivo e um parto humanizado.
Abstract: Childbirth constitutes a significant emotional impact experience for women. The relationship of women with the team of health professionals is considered one of the factors that most affect the memory of woman in relation to the experience of childbirth and birth, having great importance for their satisfaction. This research aims to understand the experiences and strategies of adolescents and children with the gestational process and childbirth based on the studies found in the literature. The research methodology was the integrative review, 19 articles from different databases were selected, respecting the proposed objective. The unwanted pregnancy in adolescence is profoundly disturbing, it is an existential fright, a cut in its life plans and, especially, an exacerbated fear of the reaction of the parents, the companion, and the whole family cycle. Health services need to be prepared to receive these children and adolescents, thus creating a bond between the pregnant woman and the health service, in order to offer effective prenatal care and a humanized delivery.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.