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Título: Avaliação de empresas juniores de engenharia florestal no Brasil e sua contribuição na formação de futuros profissionais
Autor(es): Cardelino, Felippe Artur Bandeira
Orientador(es): Biali, Leonardo Job
Assunto: Empresa Júnior
Engenharia florestal
Engenheiros florestais - formação profissional
Gestão empresarial
Formação profissional
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: CARDELINO, Felippe Artur Bandeira. Avaliação de empresas juniores de engenharia florestal no Brasil e sua contribuição na formação de futuros profissionais. 2019. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho buscou conhecer as empresas juniores florestais do Brasil através de uma avaliação da estrutura organizacional e a caracterização do perfil dos participantes. Uma vez que ao final da graduação os recém-formados engenheiros florestais são requisitados ter experiência profissional, um ambiente como o de uma EJ é ideal para o desenvolvimento profissional, trabalhar habilidades de liderança, trabalho em equipe e gestão empresarial. Apesar de uma EJ simular uma empresa, ela pode apresentar problemas de organização, relativamente baixo número de projetos e por consequência pouco desenvolvimento dos participantes se estes não tiverem iniciativa. Através de questionários e de suas respostas foi possível entender o histórico da EJ entre os anos de 2016 e 2018. O questionário foi direcionado aos presidentes, onde estes responderam a perguntas gerais da empresa, como quantos funcionários, principais áreas de atuação, lista de projetos por ano e faturamento anual dos serviços florestais prestados. O questionário 2 foi destinado a todos os membros da empresa com objetivo de entender quais dinâmicas e como a empresa os capacita, através de treinamentos tradicionais, banco de dados, rodas de conversa, troca de experiência, aprender na prática e ao final, foi preenchido um questionário resumido com 5 perguntas chaves, sobre as principais problemáticas deste trabalho. Com estes dois formulários preenchidos foi evidenciado uma organização estrutural de hierarquia tradicional e também uma desorganização com o histórico de atividades e serviços prestados em anos anteriores. Há um bom número de participantes por EJ, porém não reflete em mais serviços sendo executados. Os membros das empresas responderam o questionário 2 com boas notas em quase todos os aspectos, confirmando as suposições que EJ buscam desenvolver e compartilhar conhecimentos através de pequenos projetos, troca de experiências entre experientes e novatos, sendo um ambiente motivador e de constante aprendizado individual e social. Nestes quesitos o trabalho conclui que os respondentes acreditam estarem mais preparados, estão satisfeitos com seu desempenho e com o de sua EJ e assim, terão uma inserção no mercado de trabalho mais rápida. Por fim, este trabalho, exploratório com empresas juniores florestais, deve ser replicado para outros cursos como forma de auto avaliação e de avaliação empresarial, para que uma EJ possa melhorar sua estrutura organizacional, impactando no crescimento e amadurecimento da mesma e seus membros.
Abstract: This study aimed to describe the context of Junior Enterprises from forestry engineering degrees in Brazil through an analysis of the organizational structure and the characterization of its participants' profile. Since graduating forestry engineers will be required to have professional experience prior to their bachelor's, an environment such as a JE is ideal for professional development, development of leadership skills, teamwork and how to work and manage a business. Although a JE simulates a company, it can present organizational problems, a relatively low number of projects and consequently poor development of their participants if they are not proactive. Through a pair of surveys and their answers, it was possible to understand the background of each JE in 2016, 2017 and 2018. Questionnaire 1 was addressed to presidents, where they would answer general questions about the company, such as how many employees worked there, their main services areas, list of projects provided and annual revenues based on all services provided. The second questionnaire was intended for all company members to understand which are the dynamics and how the company instructs them, via traditional training, reading of past JE archives, through conversation meetings, exchange of experiences, on-job-training and others. In the end, 5 key questions about the main problems of this study were presented. These two completed surveys showed a structural organization of traditional hierarchy and also disorganization with the history of activities and services provided in previous years. There are a good number of employees per JE, but it does not mean more services being done. The employees answered Questionnaire 2 with good grades in almost every aspect, confirming the assumptions that a JE seeks to develop and share knowledge through small projects, a knowledge exchange via social interactions between veterans and sophomores, thus being a driving learning environment for mass and individuals. As a result, the study concludes that respondents believe they are better prepared, are satisfied with their performance as well as of their JE and so, they will find a job offer sooner. Finally, this exploratory work with junior enterprises should be replicated to other courses as a form of selfassessment and as business evaluation, so that a JE can improve its organizational structure, influencing the growth and maturity of the company and its members.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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