Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BarbaraOlindadeCastro.pdf733,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino da biblioteca digital nos currículos de graduação em Biblioteconomia
Autor(es): Castro, Bárbara Olinda de
Orientador(es): Cunha, Murilo Bastos da
Assunto: Bibliotecas digitais
Biblioteconomia - estudo e ensino
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 17-Jan-2012
Referência: CASTRO, Bárbara Olinda de. O ensino da biblioteca digital nos currículos de graduação em Biblioteconomia. 2011. 45 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho traz um panorama geral sobre a biblioteca digital, abordando a evolução, os conceitos, as implicações, os benefícios e a diferença entre biblioteca convencional e digital. Realizou-se uma pesquisa quantitativa exploratória com os coordenadores de cursos de Biblioteconomia, sobre o ensino de biblioteca digital nas Instituições de Ensino Superior no Brasil que possuem o curso de graduação em Biblioteconomia. Com esta pesquisa, foi possível identificar se atualmente as Instituições de Ensino Superior estão preocupadas em transmitir o assunto aos alunos, visando à formação profissional, para o futuro que vem abrindo portas nesta área. Com o levantamento foi possível analisar: se há uma disciplina específica ou um módulo dentro de uma disciplina; a língua em que se encontra a bibliografia; se possui aulas práticas; em que semestre acadêmico é oferecida; se é obrigatória ou optativa; a frequência de oferta; a formação do professor que ministra o conteúdo; se é oferecida no próprio departamento; e se a Instituição de Ensino Superior oferece seminários sobre o assunto.
Resumén: The present study brings an overview of the Digital Library and points out the evolution, the concepts, the implications, the benefits and the differences between a conventional library and a digital library. An exploratory quantitative research was conducted among the Coordinators of the School of Librarianship about the teaching of Digital Library at the Brazilian Universities which have their own School of Library Studies. This research enabled us to identify if the universities of nowadays are concerned with the transmission of this matter to their students and if they take into consideration their formation as professionals since the future holds great expectations in this area. The survey allowed us to analyze: if there is a specific subject or an area within a subject; the language in which the bibliography is; if practical lessons are held; in which academic period of the course it is taught; if it is a compulsory or optional subject; if the subject is frequently offered to its students; the formation of the professor which teaches the subject; if the subject is offered at the department of Library Studies; and if the university holds seminars about the matter.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons