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dc.contributor.advisorBoianovsky, Mauro-
dc.contributor.authorValladão, Ana Chein-
dc.identifier.citationVALLADÃO, Ana Chein. Provisão de saúde no Brasil, uma análise sobre universalização e equidade. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou provar, utilizando ferramentas da microeconomia clássica, que a provisão de saúde é mais eficiente quando feita pelo governo. Isso ocorre pois, devido à assimetria de informação e as externalidades geradas pelas doenças transmissíveis, duas das quatro condições do Primeiro Teorema Fundamental do Bem-Estar são quebradas. Diante deste cenário, o setor privado se mostrou ineficiente em estabelecer o preço atuarialmente justo para prestação de serviços de saúde. Afim de verificar se o atual modelo adotado pelo Brasil, vai de encontro a estes achados foram comparados indicadores dos gastos público e privado do Brasil com demais países que adotam sistemas de saúde similares, universais e públicos. Constatou-se que o investimento público per capita no Brasil é inferior ao dos demais países analisados, limitando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde. Diante disso, a população recorre a planos/seguros de saúde privado para suprir a carência gerada pelo governo. Este movimento gera um aumento dos gastos familiares diretos com saúde, que por sua vez se mostrou a maneira mais regressiva e desigual de financiar o sistema de saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde e desenvolvimento econômicopt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.titleProvisão de saúde no Brasil, uma análise sobre universalização e equidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T20:13:28Z-
dc.date.available2020-07-27T20:13:28Z-
dc.date.submitted2019-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24891-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study sought to prove, using classical microeconomics tools, that health provision is more efficient when done by the government. This is due to the information asymmetry and externalities generated by communicable diseases, which breaks two of the four conditions of the First Fundamental Welfare Theorem. Given this scenario, the private sector proved to be inefficient in setting the actuarially fair price for health services. In order to verify if the model currently adopted by Brazil meets these findings, public and private spending indicators analyzed. Those were and were compared to other countries that adopt similar health provision models. The study found that per capita public investment in Brazil is lower than in the other countries analyzed, limiting the population's access to the public health system. Therefore, the population uses private health insurance to cover the government-generated need. This movement implies in an increase in out-of-pocket spending on health, which in turn proved to be the most regressive and unequal way to finance the health system.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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