Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanielAbenAtharBemerguy_tcc.pdf777,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do ensino profissionalizante na empregabilidade e nos salários dos trabalhadores : uma abordagem quantílica robusta
Autor(es): Bemerguy, Daniel Aben-Athar
Orientador(es): Tannuri-Pianto, Maria Eduarda
Assunto: Educação técnica
Emprego
Ensino profissionalizante
SalárioS
Análise estatística - regressão logística
Análise estatística - regressão quantílica
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: BEMERGUY, Daniel Aben-Athar. Impacto do ensino profissionalizante na empregabilidade e nos salários dos trabalhadores : uma abordagem quantílica robusta. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar como a conclusão do ensino profissionalizante, de qualquer categoria, impacta os salários e a probabilide de emprego dos trabalhadores. Para essa análise, foram utilizados dados da Pnad de 2014, que possui um suplemento acerca do ensino profissionalizante no Brasil. Empregaram-se métodos de regressão quantílica e logística para chegar aos resultados. Concluiu-se que existe impacto nos salários e na empregabilidade ao concluir um curso profissionalizante. Todavia, os impactos são de diferentes magnitudes conforme as diferentes categorias de cursos.
Abstract: This paper aims to verify how the completion of vocational education, of any category, impacts the salaries and the probability of employment of workers. For this analysis, we used data from Pnad 2014, which has a supplement about vocational education in Brazil. Quantile regression and logistic methods were employed to reach the results. It was concluded that there is an impact on salaries and employability when completing a vocational course. However, the impacts are of different magnitude according to the different course categories.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.