Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThomeMoreiraBorgesNeto_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do impacto do retrabalho nos custos de um empreendimento
Autor(es): Borges Neto, Thomé Moreira
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Construção civil - produtividade
Construção civil - estimativas
Eficiência
Custos
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: BORGES NETO, Thomé Moreira. Estudo do impacto do retrabalho nos custos de um empreendimento. 2018. ix, 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A performance de empreendimentos da construção civil vem sendo cada vez mais valorizada no competitivo mercado global atual. Para o alcance de resultados cada vez melhores, empresas de construção vem adotando práticas cada vez mais enxutas de modo a aumentar a efetividade dos processos empregados. É nesse cenário que surge uma preocupação cada vez maior com a presença de retrabalho nos canteiros de obra. Sendo caracterizado como a repetição de atividades concluídas de forma errônea, o retrabalho representa gastos desnecessários de recursos e mão de obra, causando prejuízos ao empreendimento como um todo. Tais prejuízos podem vir na forma de aumento de custos, atrasos nos prazos do empreendimento e diminuição do nível de qualidade do produto final. Sendo assim, medidas e estudos vem sendo realizados com o objetivo de diminuir a ocorrência de retrabalhos nos canteiros de obra. Tais estudos tem tido como objetivo a identificação dos fatores causadores da repetição de atividades, e gerado como resultados uma série de medidas gerenciais a serem adotadas em empreendimentos visando a diminuição e eventual eliminação do retrabalho. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo a determinação do impacto da presença do retrabalho, focando nos custos do empreendimento, através do acompanhamento de projetos localizados na cidade de Brasília – DF. A metodologia de coleta de dados envolveu acompanhamentos e coletas de dados em serviços executados de modo a analisar os casos de retrabalho ocorridos. O trabalho também possui como objetivo a identificação dos fatores causadores de tais episódios e a sugestão de medidas gerenciais que possuam como objetivo a eliminação do retrabalho nos canteiros de obra. A aplicação da metodologia aqui proposta possibilitou a confirmação do impacto negativo do retrabalho no desempenho dos empreendimentos da construção civil. Os fatores de risco descritos na metodologia foram confirmados em campo, através da maior incidência de retrabalho em atividades que apresentem tais fatores. O impacto nos custos foi ainda determinado, tendo-se como base a classificação dos incidentes de acordo com a tipologia de serviço inicialmente planejada e a causa raiz do episódio de retrabalho em questão. Por fim, reitera-se a necessidade de diminuição e eventual eliminação de incidentes envolvendo retrabalho, tendo em vista o aumento da produtividade e eficiência do setor da construção civil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.