Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ZeliaAnastacioPeixoto.pdf333,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Carla de Borja-
dc.contributor.authorPeixoto, Zélia Anastácio-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Zélia Anastácio. O currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO currículo escolar está pautado nas necessidades de cada comunidade onde a escola está inserida, devendo ser flexível de forma que atenda a todos os alunos sem discriminação, respeitando as diversidades. No contexto da educação inclusiva, esse currículo deve contemplar as especificidades das necessidades educacionais especiais, por meio de ajustes realizados pelo professor no intuito de oferecer ao aluno pleno acesso ao conhecimento. A esses ajustes dá-se o nome de adequações de pequeno porte. Existem também outros ajustes que dependem, além do professor, de esferas governamentais, por se tratar de adequações muito significativas, que são chamadas de adequações de grande porte. Mas vale salientar que as instituições escolares devem preocupar-se em estabelecer em seus Projetos Pedagógicos, ações que viabilizem essas adequações curriculares, como prevê o MEC por meio da Resolução CNE/CEB Nº 2 de 2001. Este estudo, realizado no Município de Novo Gama – GO teve como objetivo detectar as maiores dificuldades encontradas pelos professores na realização das devidas adequações no currículo de forma que favoreça a aprendizagem dos alunos que possuem necessidades educacionais especiais. Foram entrevistados treze professores, que expuseram suas dificuldades em fazer essas adequações, os quais afirmaram não se sentirem preparados pedagogicamente para isso. Portanto, chegou-se à conclusão que o Município deve realizar investimentos em formação continuada na área da educação inclusiva, objetivando cumprir a determinação do documento da UNESCO – Declaração Mundial sobre Educação para Todos, que prevê a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, além de outros documentos oficiais como a Constituição Federal do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Documentos e Resoluções do Ministério da Educação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.titleO currículo escolar na perspectiva da educação inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-17T15:15:28Z-
dc.date.available2012-01-17T15:15:28Z-
dc.date.issued2012-01-17T15:15:28Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2486-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2486pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons