Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NaianyCandidaAndradedaSilva.pdf867,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tratamento pós colheita de flores de boca de leão (Antirrhinum majus L) produzidas sob cultivo orgânico
Autor(es): Silva, Naiany Candida Andrade
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Flores - cultivo
Adubação orgânica
Colheita (Agricultura)
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: SILVA, Naiany Candida Andrade. Tratamento pós colheita de flores de boca de leão (Antirrhinum majus L) produzidas sob cultivo orgânico. 2017. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A produção orgânica de flores de corte é uma alternativa para produtores que desejam agregar valor ao seu produto, introduzir rastreabilidade e abrir portas para o mercado internacional. É crescente a preocupação dos consumidores com produtos de origem sustentável e com baixo impacto ambiental. Este trabalho teve como objetivo identificar o melhor tratamento de pós-colheita para flores de boca de leão produzidas sob sistema orgânico de cultivo. Para as análises de pós colheita foram realizados os seguintes tratamentos: 1) apenas água; 2) Água com açúcar na concentração de 10g/litro; e 3) Água com hipoclorito de sódio na concentração de 15ml/litro. Cada balde tinha 5 litros de solução (Figura 3). O arranjo adotado foi de 5 hastes de 70 cm das flores por balde por tratamento de adubação. As avaliações foram diárias e estenderam-se por um período de 6 dias. As avaliações realizadas foram contagem do número de botões, número de flores abertas e número de flores senescentes (murchas ou caídas). Determinou-se o índice de qualidade das hastes. O hipoclorito de sódio apresentou um indicativo de contribuição maior aos parâmetros avaliados, comparados aos demais tratamentos, para os aspectos estéticos e de qualidade da flor de boca de leão. Embora essas diferenças não sejam expressivas, é recomendável que novas pesquisas sejam realizadas com o objetivo de avaliar o potencial de uso do hipoclorito de sódio como agente de manutenção da qualidade da flor da boca de leão em pós-colheita.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.