Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Hartmann, Luciana | - |
dc.contributor.author | Tavares, Maria Eduarda Esteves Leite | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Maria Eduarda Esteves Leite. Análise da construção de personagens femininas: objetos cênicos como símbolos do desequilíbrio da mulher selvagem. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas tem como objetivo refletir sobre as construções de personagens femininas durante minha formação. Analiso os objetos cênicos como símbolos do desequilíbrio da mulher selvagem. Inicialmente, utilizo um conceito feminista para compreender a percepção corpo, em especial o feminino, em nossa sociedade Ocidental. Traço um paralelo com a arte – a construção do feminino dentro da arte através do physique du rôle. Abordo também os objetos cênicos como símbolos da manifestação do inconsciente. Esse último é o lugar onde mora o arquétipo da mulher selvagem - conceito amplamente abordado pela autora Clarissa Pinkola Estés. Trago o arquétipo citado como referência para analisar as personagens que dei vida dentro e fora da academia durante minha formação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens no teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquétipo | pt_BR |
dc.title | Análise da construção de personagens femininas : objetos cênicos como símbolos do desequilíbrio da mulher selvagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-27T15:14:32Z | - |
dc.date.available | 2020-07-27T15:14:32Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24852 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Bachelors Dagree course in Performing Arts aims to reflact about some feminine character’s construction during my graduation. I analyze props as symbols of the wild woman’s imbalance. Initially, I use a feminist conception to comprehend the body’s perception, especially the feminine, in our western society. I draw a parallel with art – the construction of the feminine inside art through the physique du rôle. I also approach props as symbols of the unconscious’s expression. This last one is where we can find the archetype of the wild woman – a concept deeply used by the author Clarisse Pinkola Estés. I use the notion of this archetype to analyze some characters I played inside and out of the academy during graduation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|