Título: | O babado precisa acontecer : educação sexual como fator protetivo para LGBTQi+ |
Autor(es): | Duarte, Jefferson Gabriel Almeida |
Orientador(es): | Oliveira, Flávia Mazitelli de |
Assunto: | Educação sexual Escolas Diversidade sexual LGBTQIAP+ |
Data de apresentação: | 5-Dez-2019 |
Data de publicação: | 27-Jul-2020 |
Referência: | DUARTE, Jefferson Gabriel Almeida. O babado precisa acontecer: educação sexual como fator protetivo para LGBTQi+. 2019. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente estudo discute de maneira embasada nas teorias de Butler com os corpos rebeldes e abjetos á sociedade, bem como Foucault e as relações de poder e disciplinarização dos corpos que ainda estão relacionados á entraves para a inserção da Educação Sexual (ES) como medida protetiva pra LGBTQi+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis,) contexto escolar, visto que, compreende-se a escola como um potencial trans(formador) de sujeito, justifica-se criticamente também a estrutura social brasileira. Entende-se a falta de afinidade dos professores para com o tema e a necessidade de profissionais de saúde atuando de maneira colaborativa. Todos os 29 estudos analisados, identificaram a ES como medida protetiva, mas deixam claro a falta de preparo e legitimidade da temática, fazendo com que se questione os direitos a livre expressões de identidade de gênero e sexual, inferindo um enfraquecimento no estado democrático de direitos, bem como marginalização desses sujeitos. |
Abstract: | The present study discusses Butler's theories with rebel and abject bodies in society, as well as Foucault and the power relations and disciplinarization of bodies that are still related to barriers to the insertion of Sexual Education (ES) as a protective measure. for LGBTQi + (Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual, Transsexuals) school context, since school is understood as a potential trans (formative) subject, the Brazilian cisnormative social structure is also critically justified. It is understood the lack of affinity of teachers with the theme and the need for health professionals acting collaboratively. All 29 studies analyzed identified the SS as a protective measure, but make clear the lack of preparation and legitimacy of the theme, making it question the rights to free expressions of gender and sexual identity, inferring a weakening in the democratic state of rights. As well as marginalization of these subjects |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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