Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaBeatrizDosSantosGoncalves_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso : análise do sistema produto-serviço de uma startup com service blueprint e design structure matrix
Autor(es): Gonçalves, Ana Beatriz dos Santos
Orientador(es): Santos, Andréa Cristina dos
Assunto: Sistema produto-serviço
Product-Service System (PSS)
Startup
Data de apresentação: 27-Jun-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: GONÇALVES, Ana Beatriz dos Santos. Estudo de caso: análise do sistema produto-serviço de uma startup com service blueprint e design structure matrix. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Sistemas produto-serviço são uma grande tendência entre empresas devido aos benefícios que trazem. Mesmo assim, existem dificuldades nessa transição, especialmente em startups. O trabalho adotou uma combinação de service blueprint e design structure matrix (DSM) para analisar o serviço oferecido por uma startup em processo de transição para um sistema produto-serviço (PSS). A aplicação foi realizada em um estudo de caso único em uma startup de healthtech com uma recente mudança para um modelo de negócio baseado em PSS. O estudo de caso permitiu a formalização do PSS em um service blueprint e a identificação de novas atividades a serem acrescentadas no serviço para enriquecer a jornada do cliente. A partir do blueprint foi construído o DSM e aplicado o algoritmo de sequenciamento, permitindo análises sobre o sequenciamento das atividades, os clusters de atividades formados e identificação das interações entre equipes multifuncionais, consideradas interações de risco. Tais resultados representaram pontos de atenção para a gestão da operação da startup.
Abstract: Product-service systems are a big trend among companies because of the benefits they bring. Even so, there are difficulties in this transition, especially in startups. The work adopted a combination of service blueprint and design structure matrix (DSM) to analyze the service offered by a startup in transition to a product-service system (PSS). The application was conducted in a single case study on a healthtech startup with a recent shift to a PSS-based business model. The case study allowed the PSS to be formalized in a service blueprint and also allowed the identification of new activities to be added in the service to enrich the client's journey. With the information identified in the blueprint, the DSM was built and a sequencing algorithm was applied, allowing analysis on the sequencing of activities, clusters of activities formed and identification of the interactions between multifunctional teams, considered as risk interactions. These results represented points of attention for the management of the startup operation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.