Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DaviFerreiraResende_tcc.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercosul e Aliança do Pacífico : uma análise de convergência
Autor(es): Resende, Davi Ferreira
Orientador(es): Ellery Junior, Roberto de Goes
Assunto: MERCOSUL
Comércio internacional
Blocos econômicos
Convergência econômica
Macroeconomia
Crescimento econômico
Abertura comercial
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: RESENDE, Davi Ferreira. Mercosul e Aliança do Pacífico: uma análise de convergência. 2019. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo averiguar se houve convergência entre os países da Aliança do Pacífico e entre os países do Mercosul no período de 1991 a 2017, a partir de 7 indicadores macroeconômicos. Para tanto, foi realizado o cálculo de um indicador de convergência intrabloco definido pela média das distâncias euclidiana de cada país em relação aos demais componentes do bloco. Não há evidências claras de convergência para os dois blocos nesse período. É possível observar períodos com maior divergência, devido a desvios grandes das variáveis de interesse, especialmente da inflação brasileira. Além disso, observou-se que os países menos distantes dos países de interesse são países de renda média baixa da América Latina e da África, enquanto dentre os mais distantes destacam-se os nórdicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.