Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThamirisDeOliveiraLima_tcc.pdf6,92 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorLima, Thamiris de Oliveira-
dc.identifier.citationLIMA, Thamiris de Oliveira. O canto no teatro: reflexões sobre as potencialidades da prática do canto popular no teatro. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO foco da monografia é refletir sobre a produtividade de práticas do canto popular na formação de atores e atrizes, explicitando as contribuições de tais práticas para a expressividade cênica. Para tal serão apresentados aspectos relevantes referentes às práticas de canto popular a fim de serem associadas às considerações de Constantin Stanislavski a respeito da voz, através de elementos do canto, na formação de atores. A metodologia consiste, inicialmente, na revisão bibliográfia pontual dos livros e artigos de autores associados às Artes Cênicas como Constantin Stanislavski, César Lignelli e Sulian Vieira e de autores relacionados a práticas de canto como Mônica Marsolla, Tutti Baê e Marconi Araújo, todos relacionados diretamente à minha formação no canto e no teatro. Posteriormente, foi realizada a descrição de noções básicas referentes ao treinamento vocal de cantores, relevando a importância do domínio dos parâmetros do som. Também foram apresentados os aspectos da proposta de Stanislavski para a formação de atores referente à voz e dicção na fala e no canto. Simultaneamente, foram levantados os pontos de contato entre as práticas de canto e as necessidades atorais relacionadas à voz e à construção de personagens, concentradas, nesse caso, nas práticas de teatro realista. Tal análise nos permitiu concluir que as propostas de práticas e técnicas do canto popular com ênfase no exercício pontual sobre os parâmetros do som, podem oferecer resultados efetivos para a cena e para a construção da personagem. Em um contexto em que a voz e a palavra têm sido, comumente, reconhecidas como desafiadores para atores e atrizes, o trabalho sobre tais instâncias não deveria ser evitado ou deixado para os últimos momentos dos processos criativos. Nessa experiência, observamos que o domínio de elementos do canto tem grande potencial de proporcionar uma relação de comunicação eficaz junto à plateia, levando em consideração tanto a gestualidade cinética quanto vocal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.subject.keywordCantopt_BR
dc.subject.keywordExpressão artísticapt_BR
dc.subject.keywordSompt_BR
dc.subject.keywordPersonagens no teatropt_BR
dc.subject.keywordCanto popularpt_BR
dc.titleO canto no teatro : reflexões sobre as potencialidades da prática do canto popular no teatropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T13:04:20Z-
dc.date.available2020-07-27T13:04:20Z-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24824-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.