Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CintiaDaSilvaArruda_tcc.pdf339,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os avanços tecnológicos e a nova globalização
Autor(es): Arruda, Cíntia da Silva
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Globalização
Ciência e tecnologia
Tecnologia digital
Política internacional
Revolução tecnológica
Data de apresentação: 22-Abr-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: ARRUDA, Cíntia da Silva. Os avanços tecnológicos e a nova globalização. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As discussões em torno do processo de globalização estão mais atuais do que nunca, visto que o discurso de algumas autoridades a favor de um maior protecionismo vem crescendo e ganhando adeptos pelo mundo, o que gera especulações em torno do futuro da globalização. Entretanto, a revolução tecnológica fez com que os processos econômicos entre os países se tornassem altamente dependentes, assim como conectou os indivíduos com o mundo. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo apresentar uma discussão teórica sobre o processo de globalização, a revolução tecnológica e a nova globalização, de forma a contribuir com as recentes discussões, e mostrar que o processo de globalização é um caminho sem volta, que pode estar sendo alterado pela tecnologia, e até poderá receber um novo nome, mas que em sua essência continua sendo o processo que conecta o mundo.
Abstract: Discussions around the globalization process are more current than ever, as the speech of some authorities in favor of greater protectionism has been growing and gaining adherents around the world, which generates speculation about the future of globalization. However, the technological revolution has made the economic processes between countries become highly dependent, as well as connected individuals with the world. The present paper, therefore, aims to present a theoretical discussion about the globalization process, the technological revolution and the new globalization, in order to contribute to the recent discussions, and to show that the process of globalization is a point of no return, which may be being altered by technology, and may even receive a new name, but that in essence remains the process that connects the world.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.