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Título: Populações tradicionais e turismo : diferentes olhares sobre o meio ambiente
Autor(es): Velloso, Alessandra D’Aqui
Orientador(es): Salvati, Sérgio Salazar
Assunto: Turismo
Meio ambiente
Data de apresentação: Mai-2004
Data de publicação: 7-Mai-2009
Referência: VELLOSO, Alessandra D'Aqui. Populações tradicionais e turismo : diferentes olhares sobre o meio ambiente. 2004. 45 f. Monografia (Especialização em Gestão e Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: A abordagem deste trabalho trata da relação entre comunidades tradicionais e turismo, buscando, por meio de uma revisão teórica, tratar do conflito entre diferentes olhares e perspectivas sobre o meio ambiente. Este conflito demonstra a importância em se desenvolver estudos, sob o ponto de vista das ciências sociais, das questões ambientais, nas quais verifica-se, entre outros aspectos, situações de disputa de poder e negociações, entre diversos atores sociais que agem no meio ambiente. Verificou-se, sobretudo a urgência em se desenvolver planos de implantação do turismo considerando a comunidade receptora como sujeito deste processo, garantindo um espaço de ação que vise à inclusão destas comunidades, sem que com isso estas percam sua identidade.
Abstract: The approach of this work deals with the relation between traditional communities and tourism, intending to – by means of a theoretical review – discuss about conflicting views and perspectives concerning environmental concepts. This conflict displays how important is to develop such a kind of study under the social sciences and the environmental issue point of view. Beyond other features, it was identified here situations of power debate and mediation among the different social actors who play roles in the environmental process. It was raised the urgency in developing touristic plans, taking into account the local community as the protagonist of this process, warranting an inclusive action without any loss of the local identity.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.05.TCC.247
Aparece na Coleção:Gestão e Marketing do Turismo



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