Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Picinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Priscila Alessandra de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Priscila Alessandra de. Conhecimento dos profissionais e estudantes de saúde sobre a fissura labiopalatina. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Verificar e comparar o conhecimento que os profissionais e estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Fonoaudiologia apresentam em relação às fissuras labiopalatinas. Métodos: Participaram da pesquisa 145 estudantes de graduação da Universidade de Brasília e 73 profissionais do Hospital Universitário de Brasília das áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Fonoaudiologia. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários semiestruturados compostos de questões relacionadas ao conhecimento prévio sobre a fissura labiopalatina. Resultados: Estudantes apresentaram mais conhecimento que os profissionais em relação à possibilidade de amamentação em seio materno. Os resultados das demais comparações evidenciaram que o conhecimento dos estudantes e dos profissionais não apresentaram diferença estatisticamente significante. Conclusão: Estudantes e profissionais apresentaram conhecimento referentes às alterações neurológicas, aspectos alimentares e aspectos biopsicossociais relacionados com a fissura labiopalatina. Quanto a melhor forma de alimentação do bebê com fissura labiopalatina, o conhecimento dos estudantes foi significativamente maior que o dos profissionais. Alguns estudantes e profissionais não possuem conhecimento de determinadas informações mais específicas que são importantes para a atuação com os pacientes com fissura labiopalatina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fissura palatina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenda labial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de ciências da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionais de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Conhecimento dos profissionais e estudantes de saúde sobre a fissura labiopalatina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T19:35:31Z | - |
dc.date.available | 2020-07-24T19:35:31Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24786 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Toni, Laura Davison Mangilli | - |
dc.description.abstract1 | Purpose: Verify and compare the knowledge that professionals and undergraduate students of medicine, nursing, nutrition, dentistry and speech therapy courses present about cleft lip and palate. Methods: 145 undergraduate students from the University of Brasília and 73 professionals from Brasilia Teaching Hospital, from the areas of Medicine, Nursing, Nutrition, Dentistry and Speech Therapy participated in the study. As collection instruments, two semi structured questionnaires were used, composed of questions related to information about the cleft lip and palate. Results: Students presented more information than professionals regarding the possibility of breastfeeding. The results of the other comparisons showed that the students and professionals didn't present a statistically significant difference. Conclusion: Students and professionals presented knowledge regarding neurological alterations, feedings aspects and biopsychosocial aspects related to cleft lip and palate. As for the best way to feed the baby with cleft lip and palate, the knowledge of the students was significantly higher than that of the professionals. Some students and practitioners are not aware of certain more specific information that is important for working with patients with cleft lip and palate. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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