Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Carla Targino Bruno dos | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Júlia Coelho | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Júlia Coelho. A integração ensino-serviço-comunidade nos estágios supervisionados do curso de Enfermagem da Faculdade de Saúde da UnB. 2019. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A integração ensino-serviço-comunidade contribui de maneira significativa para a consolidação dos princípios e diretrizes do SUS, porém ainda existem brechas a serem sanadas neste processo. Neste sentido, são apresentados todos os semestre trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos nono e décimo semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Saúde da UnB, relatando suas experiencias nos estágios supervisionados. Objetivos: Descrever como a integração ensino-serviço-comunidade é realizada nos estágios supervisionados dos alunos de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Identificar quais são os campos de estágio ocupados pelos estudantes de enfermagem. Caracterizar os produtos resultantes da integração ensino-serviço-comunidade dos estágios. Metodologia: estudo realizado em abordagem quantitativa. Instrumento utilizado para a coleta de dados é um roteiro estruturado elaborado pelas pesquisadoras, de acordo com os conceitos de “Integração Ensino-Serviço-Comunidade”. Os dados foram analisados por meio da análise documental e organizados por meio do Software Iramuteq. Resultados: Os campos mais ocupados pelos alunos foram os de Atenção Básica e Internação Pediátrica (9,46%). 68% dos alunos identificaram as demandas com suas próprias observações, 52,7% construíram vínculos com o setor e 44,59% relataram não haver resistência por parte dos profissionais ao projeto apresentado no setor. Conclusão: a ida dos estudantes para os campos de estágio é importante, pois favorece a formação de vínculos e facilita o reconhecimento de demandas. Porém, nem sempre as mudanças propostas são facilmente aceitas pelos funcionários, o que mostra que é necessário estreitar as relação entre a instituição de ensino e a de saúde, por meio de capacitações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.title | A integração ensino-serviço-comunidade nos estágios supervisionados do curso de Enfermagem da Faculdade de Saúde da UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T19:31:07Z | - |
dc.date.available | 2020-07-24T19:31:07Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24784 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|