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Título: Grupo de gestante espaço para educação em saúde da mulher no Brasil : uma revisão integrativa
Autor(es): Lacerda, Tatiane Conforte
Orientador(es): Griboski, Rejane Antonello
Assunto: Serviços de saúde à maternidade
Cuidado pré-natal
Educação em saúde
Mulheres - saúde
Gravidez
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: LACERDA, Tatiane Conforte. Grupo de gestante espaço para educação em saúde da mulher no Brasil: uma revisão integrativa. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A saúde da mulher na gestação tornou-se pauta recorrente, em virtude do alarmante número de cesarianas realizadas no Brasil. A humanização presente em grupos de gestantes é estratégia importante para o processo de autonomia e empoderamento da mulher frente a suas escolhas durante a gestação. Objetivo: Identificar as evidências científicas disponíveis sobre o impacto das ações de um grupo de gestante para as mulheres durante o período gravídico puerperal no Brasil.. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, descritiva e qualitativa, os dados foram coletado na base dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e a Bases Especializadas Nacionais – Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 2012 a 2018. Resultados e Discussão: Após a leitura criteriosa dos resumos préselecionados foram escolhidos 12 artigos que continham pelo menos dois descritores relacionados com o tema, foram excluídos os duplicados e aqueles que não respondiam a questão norteadora. Com base na interpretação os estudos, foram apresentadas duas categorias (1) Significados e Papel de um Grupo de Gestantes e (2) Ações educativas como vivências ativa das mulheres nos processos de atenção ao período gravídico puerperal. Conclusão: Os grupos de gestantes podem sim atuar positivamente no processo de empoderamento e autonomia das mulheres, porque são considerados um espaço de interlocução na promoção à saúde, na autonomia e no empoderamento das mulheres, a partir de uma escuta qualificada e acolhedora.
Abstract: Introduction: Women's health during pregnancy became a recurrent pattern due to the alarming number of cesarean sections performed in Brazil. The humanization present in groups of pregnant women is an important strategy for the process of autonomy and empowerment of women against their choices during pregnancy. Objective: To identify the available scientific evidence on the impact of the actions of a pregnant group for women during the puerperal pregnancy period in Brazil. Methodology: This is an integrative, descriptive and qualitative review, data were collected in the database Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS) and International Literature on Health Sciences (MEDLINE) and National Specialized Bases - Nursing Database (BDENF), in the period of 2012 to 2018. Results and Discussion: After the careful reading of the pre-selected abstracts, 12 articles were selected that contained at least two descriptors related to the theme, duplicates were excluded and those that did not answer the guiding question were excluded. Based on the interpretation of the studies, two categories were presented (1) Meanings and Role of a Group of Pregnant Women and (2) Educational actions as active experiences of women in the processes of attention to the puerperal gravid period. Conclusion: The groups of pregnant women can act positively in the process of empowerment and autonomy of women, because they are considered a space of dialogue in the promotion of health, autonomy and empowerment of women, based on a qualified and welcoming listening.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
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