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Título: Análise da legibilidade dos relatórios de audiência pública e dos pronunciamentos técnicos
Autor(es): Inácio, Isabella Siqueira da Silva
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Normas contábeis
Audiência pública
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: INÁCIO, Isabella Siqueira da Silva. Análise da legibilidade dos relatórios de audiência pública e dos pronunciamentos técnicos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O esperado das normas contábeis e dos relatórios referentes às audiências públicas é de que as informações estejam de forma clara e de fácil leitura. Com isso, o propósito desse estudo é fazer uma análise do grau de legibilidade dos relatórios de audiência pública e dos pronunciamentos técnicos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Assim sendo, foram verificados os índices de legibilidade através do Teste de Facilidade de Leitura de Flesch e calculadas estatísticas descritivas. Foi utilizado o método de regressão linear múltipla para verificar as relações existentes entre as variáveis dos pronunciamentos e dos relatórios. Os resultados encontrados foram que tanto os relatórios quanto os pronunciamentos, em média, são considerados difíceis de ler. Além do mais, foi constatado que ao longo do tempo, os relatórios estão cada vez menores. Em vista disso, surge a necessidade de análises mais profundas sobre o tema e reconsiderar como estão sendo redigidas essas informações, buscando acessibilidade para todos.
Abstract: What is expected of the accounting standards and record of actions in public hearings is that the information be clear and easy to read. To this end, it is useful to use a series of data on the readability of the public hearing reports and the accounting pronouncements issued by the Accounting Pronouncements Committee (CPC). Therefore, the readability indexes, through the Flesch Reading Ease Test, are calculated and descriptive. The method was used to regress linearly to verify the differences between the pronunciation forms and the reports. The results found were as much as those referring to the pronunciations, on average, are considered reading problems. In addition, it was done the same as time, those are getting smaller. In view of this, the need arises for deeper analysis on the subject and to reconsider how this information is being written, seeking accessibility for all.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
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