Título: | Análise da legibilidade dos relatórios de audiência pública e dos pronunciamentos técnicos |
Autor(es): | Inácio, Isabella Siqueira da Silva |
Orientador(es): | Silva, César Augusto Tibúrcio |
Assunto: | Normas contábeis Audiência pública |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 24-Jul-2020 |
Referência: | INÁCIO, Isabella Siqueira da Silva. Análise da legibilidade dos relatórios de audiência pública e dos pronunciamentos técnicos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O esperado das normas contábeis e dos relatórios referentes às audiências públicas é de que as
informações estejam de forma clara e de fácil leitura. Com isso, o propósito desse estudo é fazer
uma análise do grau de legibilidade dos relatórios de audiência pública e dos pronunciamentos
técnicos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Assim sendo,
foram verificados os índices de legibilidade através do Teste de Facilidade de Leitura de Flesch
e calculadas estatísticas descritivas. Foi utilizado o método de regressão linear múltipla para
verificar as relações existentes entre as variáveis dos pronunciamentos e dos relatórios. Os
resultados encontrados foram que tanto os relatórios quanto os pronunciamentos, em média,
são considerados difíceis de ler. Além do mais, foi constatado que ao longo do tempo, os
relatórios estão cada vez menores. Em vista disso, surge a necessidade de análises mais
profundas sobre o tema e reconsiderar como estão sendo redigidas essas informações, buscando
acessibilidade para todos. |
Abstract: | What is expected of the accounting standards and record of actions in public hearings is that the
information be clear and easy to read. To this end, it is useful to use a series of data on the
readability of the public hearing reports and the accounting pronouncements issued by the
Accounting Pronouncements Committee (CPC). Therefore, the readability indexes, through the
Flesch Reading Ease Test, are calculated and descriptive. The method was used to regress
linearly to verify the differences between the pronunciation forms and the reports. The results
found were as much as those referring to the pronunciations, on average, are considered reading
problems. In addition, it was done the same as time, those are getting smaller. In view of this,
the need arises for deeper analysis on the subject and to reconsider how this information is being
written, seeking accessibility for all. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.