Resumo: | Este trabalho possui por objetivo a verificação dos valores adicionais gastos para a formação
dos alunos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada através
da Lei n.11.892, de 29 de Dezembro de 2008, e formada, majoritariamente, por Institutos
Federais, trinta e oito, e pelos CEFET-RJ, CEFET-MG e UTFPR. Os dados foram obtidos
através de dados fornecidos por fontes oficiais do governo federal, em especial o Portal INEP
e o Sistema Integrado de Administração Financeira. O período adotado para a pesquisa foi de
2008, ano de promulgação da Lei dos Institutos Federais, a 2016, ano dos últimos dados
fornecidos pelo INEP. A metodologia foi baseada no trabalho de Silva, Brito e Faria (2018),
Valor Pago Por Aluno Adicional nas Universidades Federais Brasileiras com o Programa
Reuni. Desta forma, buscou-se trabalhar a correlação existente entre os principais atributos dos
Institutos Federais, CEFET-RJ, CEFET-MG e UTFPR, que consistiram, para essa pesquisa, no
quantitativo de funcionários, professores, vagas oferecidas, candidatos inscritos, matrículas e
alunos concluintes. Observou-se que houve um crescimento significativo em todas as variáveis
apresentadas. Ocorreu também um expressivo aumento dos gastos federais. Conforme análise
de regressão linear simples apurou-se que o valor pago por aluno adicional nos Institutos
Federais, corrigido pela dummy, foi de 252 mil reais. Quando comparado como os resultados
obtidos por Silva, Melo e Faria (2018) percebe-se que o valor gasto por estas instituições de
ensino é substancialmente superior. |