Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AliciaPinheiroMarquesCantanhede_tcc.pdf413,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mecanismos de governança corporativa e o risco de default de bancos no Brasil : análise empírica no período entre 2008 e 2019
Autor(es): Cantanhede, Alícia Pinheiro Marques
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Governança corporativa
Bancos
Data de apresentação: 26-Nov-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: CANTANHEDE, Alícia Pinheiro Marques. Mecanismos de governança corporativa e o risco de default de bancos no Brasil: análise empírica no período entre 2008 e 2019. 2019. [9], 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse estudo analisou a relação entre mecanismos de governança corporativa e o risco de default de bancos de capital aberto que atuam no Brasil entre o primeiro trimestre de 2008 e o segundo trimestre de 2019, considerando uma amostra de 22 bancos. Os dados foram aplicados em uma regressão de dados em painel não balanceado com efeitos fixos. Os resultados apontam que todos os mecanismos estudados (tamanho do conselho de administração, independência do conselho de administração, estrutura de propriedade interna e dualidade do CEO), têm relação negativa com o risco de default de bancos. Dentre as hipóteses colocadas, dois mecanismos reforçam a teoria geral de governança aplicada em bancos, enquanto outros mecanismos convergem para verificações empíricas que sugerem adaptações dos modelos para a governança de bancos.
Abstract: This study analyzed the relationship between corporate governance mechanisms and default risk of publicly held banks in Brazil form the first quarter of 2008 to the second quarter of 2019, considering a sample of 22 banks. The data was employed in a nonbalanced panel data with fixed effects. The results point that all corporate governance mechanisms studied (board size, board independence, insider ownership and CEO duality) have negative relation with bank’s default risk. In the hypothesis proposed, two mechanisms reinforce the general theory of corporate governance in banks, while other converge to empirical evidences that suggest model adaptations for bank’s governance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.