Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathaliaRodriguesFischer_tcc.pdf341,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As vantagens de ser (des) invisível : um estudo autobiográfico sobre os efeitos das Artes Cênicas no empoderamento de um indivíduo transgênero
Autor(es): Fischer, Nathalia Rodrigues
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Personagens - construção
Autobiografia
Arte
Identidade de gênero
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: FISCHER, Nathalia Rodrigues. As vantagens de ser (des) invisível: um estudo autobiográfico sobre os efeitos das Artes Cênicas no empoderamento de um indivíduo transgênero. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia é o resultado de um estudo autobiográfico da minha formação como ator, dentro de um processo de criação de personagem, descobrindo outros personagens no cotidiano e durante a vida. O personagem foi criado com base no meu memorial que fez parte da disciplina de Direção 1, do departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. O pensamento central deste trabalho está baseado na seguinte questão: como o ator pode fazer a descoberta de si mesmo a partir de método autobiográfico intuitivo. Como a arte, de um modo sutil, nos leva para espaços criativos e expressivos no processo de criação. Este estudo é uma reflexão sobre um ator que se descobre homem trans a partir da criação de um personagem. Este ator se incomoda com a descoberta de personagens criados no cotidiano a fim de sobreviver a certas intempéries da vida. Consta-se ao final do trabalho que as metodologias utilizadas para fazer o estudo de si mesmo levam o indivíduo a acessar as suas limitações e se empoderar de sua verdadeira essência. Descobre-se que arte e a vida estão interligadas.
Abstract: This monograph is the result of an autobiographical study of my training as an actor, within a process of character creation, discovering other characters in daily life and during life. The character was created based on my memorial that was part of the discipline of Direction 1, of the Department of Performing Arts of the University of Brasilia. The central idea of this work is based on the following question: how the actor can make the discovery of himself from the autobiographical method. As art, in a subtle way, takes us into creative and expressive spaces in the process of creation. This study is a reflection on an actor who discovers trans man from the creation of a character. This actor is uncomfortable with the discovery of characters created in the daily life in order to survive certain inclements of life. It is stated at the end of the work that the methodologies used to make the study of oneself lead the individual to access their limitations and to empower themselves with their true essence. One discovers that art and life are intertwined.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.