Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaLuisaFernandesDeAraujo_tcc.pdf515,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliações de impacto em programas de microcrédito : uma resenha da literatura sobre os programas de geração de emprego e renda no Brasil
Autor(es): Araújo, Maria Luísa Fernandes de
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Pobreza
Microcrédito
Políticas de microcrédito
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: ARAÚJO, Maria Luísa Fernandes de. Avaliações de impacto em programas de microcrédito: uma resenha da literatura sobre os programas de geração de emprego e renda no Brasil. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A restrição de crédito pode ocorrer em virtude da pobreza, a qual impede que as pessoas tenham acesso a serviços financeiros, agravando ainda mais a situação em que se encontram. No intuito de mitigar as barreiras encontradas pelos mais pobres, foram criados programas de microcrédito, os quais passam por avaliações de impacto a fim de mensurar sua eficácia. Neste trabalho discutem-se as avaliações de impacto realizadas nos últimos anos para os Programas de Geração de Emprego e Renda (PROGER) no Brasil, analisando se os objetivos de aumentar a renda e reduzir o desemprego para mitigar a pobreza estão sendo cumpridos. Para tal, as avaliações foram exploradas a fim de investigar se suas metodologias seguem o escopo de uma avaliação de impacto. Concluiu-se que as avaliações realizadas em 1999 pelo IBASE e em 2002 por Passos e Costanzi podem ser consideradas apenas um monitoramento do programa, enquanto a avaliação realizada pela FIPE, no ano de 2012, é a única já desenvolvida que mensura realmente a eficácia do programa por meio de uma análise de impacto.
Abstract: Through establishing barriers of access to financial services for the less fortunate part of population, poverty stands as one of the key factors for credit constraint, aggravating even more the situation of those in need. Thus, microcredit programmes have been formulated focusing on making the path between credit and the poor segment of population easier, alongside impact evaluations regarding the efficacy of such programmes. This thesis analyses the impact evaluations of the "Programas de Geração de Emprego e Renda (PROGER)”, developed on Brazil, bringing to light the results of the program efforts on lowering poverty by increasing employment rates and product levels. The primary focus of the thesis will be the analysis of the methodology used for the impact evaluations. The main conclusion is that, the impact evaluations developed by the IBASE (1999) alongside Passose Costanzi (2002), are in fact more of a monitoring of the programmes than a evaluation per se, while the work developed by FIPE in 2012 is the one that completely evaluates the efficacy of PROGER.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.