Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlaJesusDeSouzaQuintino_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)719,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho prisional : o caso das leis do Distrito Federal que asseguram a reserva de vagas de trabalho para presos e egressos do sistema penitenciário
Autor(es): Quintino, Carla Jesus de Souza
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Trabalho prisional
Sistema penitenciário
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: QUINTINO, Carla Jesus de Souza. Trabalho prisional: o caso das leis do Distrito Federal que asseguram a reserva de vagas de trabalho para presos e egressos do sistema penitenciário. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como propósito analisar as leis do Distrito Federal que visam reservar vagas de trabalho para presos e egressos do sistema penitenciário nos contratos de licitação realizados pela Administração Pública. Estas leis têm por finalidade a geração de emprego e a reintegração social das pessoas presas. Para isso, foi preciso compreender como é feito a gestão e quais foram os instrumentos utilizados para a implementação e controle das leis. Também, foi preciso identificar o arranjo institucional e a interação dos órgãos estaduais para entender como eles se organizam para colocá-las em prática. Para facilitar o entendimento, identificou-se a necessidade de construir um quadro comparativo com outros estados que possuem legislações semelhantes, o que foi possível concluir que as leis aprovadas no Distrito Federal poderiam ter sido mais detalhadas para que então pudessem ser executadas. Outro aspecto abordado é como o trabalho pode ser entendido como medida de reintegração social das pessoas presas e como a Lei de Execução Penal influencia na construção das políticas penitenciárias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que as informações foram obtidas por meio de pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas com a diretora da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal, que é a instituição responsável por gerir as contratações dos sentenciados, com os órgãos responsáveis por realizarem as licitações e as fiscalizações dos contratos do Distrito Federal e também com empresas privadas que passaram pela experiência de contratar pessoa vindas do sistema prisional. Após análise dos documentos e das entrevistas identificou-se que as referidas leis não vêm sendo cumpridas e consequentemente não estão contribuindo para geração de empregos e para inserção dos presos e egressos no mercado de trabalho. Também constatou-se que falta de regulamentações claras e a definição de um arranjo institucional impedem a aplicabilidade das leis e a devida responsabilização dos agentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.