Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VelumaLaraSantos_tcc.pdf927,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Útero de Caliandra : de discente a docente, um ensaio memorial para performance
Autor(es): Santos, Veluma Lara
Orientador(es): Silva, Soraia Maria
Assunto: Mulheres
Mulheres - violência
Violência contra as mulheres
Performance (Arte)
Mulheres artistas
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: SANTOS, Veluma Lara. Útero de Caliandra: de discente a docente, um ensaio memorial para performance. 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: “Útero de Caliandra – De Discente a Docente, Um Ensaio Memorial Para Performance” é uma pesquisa de análise memorial aplicada em projeto pedagógico de plano de curso com recortes performativos. Refletindo sobre o silenciamento imposto às mulheres vítimas de violência sob coação social de escrutínio público, revitimização e perseguição coletiva, ao propor que narrativas de meninas e mulheres ajam como potência criadora para arte de protesto, através de uma performance do incômodo. Com objetivo de romper o silêncio e gerar reflexão sobre a reminiscência do pátrio poder, almejando uma vida sem medo. A metodologia se deu através do registro da narrativa de violências sofridas pela autora, juntamente com a exposição de dados sobre violências contra mulheres no Brasil para comprovar existência de histórias semelhantes, e transcrição de trabalhos feitos com o viés apresentado. O trabalho propõe como resultado docente um plano de curso que visa futura aplicação de um projeto desenvolvido para educação básica.
Abstract: “Caliandra’s Uterus - From Student to Teacher, A Memorial for Performance” is a research of memorial analysis applied in pedagogical project of course plan with performative cuts. Reflecting on the silencing imposed on women victims of violence under social coercion of public scrutiny, revictimization and collective persecution, when proposing that narratives of girls and women act as creative power for protest art, through a performance of annoyance. Aiming to break the silence and proposes reflection on the reminiscence of the country's powee and for a life without fear. The methodology was based on the record of the narrative of violence suffered by the author, together with the exposure of data and based on violence against women in Brazil to prove similar stories, and transcript of works done with the subject presented. The work proposes as result a course plan that aims at the future application of a project developed for basic education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.