Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThomasCostaRodrigues_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas e impactos da economia compartilhada em assentamentos rurais
Autor(es): Rodrigues, Thomás Costa
Orientador(es): Leitão, Fabrício Oliveira
Assunto: Economia compartilhada
Assentamentos rurais
Agronegócios
Data de apresentação: 21-Nov-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: RODRIGUES, Thomás Costa. Práticas e impactos da economia compartilhada em assentamentos rurais. 2019. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O modelo linear da economia, pautado na extração, produção, consumo e geração de resíduos apresenta-se como fator preponderante para a degradação do meio ambiente e a desigualdade social. Como alternativa, a Economia Circular sugere que as cadeias produtivas sejam modificadas, possibilitando o uso mais responsável dos recursos naturais existentes e o crescimento das nações, concomitantemente à preservação ambiental. A Economia Compartilhada, vertente oriunda do modelo circular da economia, desponta como meio viável para o uso mais eficiente dos recursos, por meio da garantia do acesso de forma comunitária e democrática. Nesse contexto, a produção agrícola se apresenta como ambiente favorável à aplicação de tais práticas, possibilitando que pequenos produtores rurais usufruam dos mesmos benefícios tecnológicos e produtivos aos grandes produtores. O objetivo deste trabalho foi identificar as práticas de Economia Compartilhada aplicadas em assentamentos rurais e os seus impactos, preenchendo a lacuna de pesquisa acerca do tema - práticas de compartilhamento na conjuntura dos assentamentos rurais. Do ponto de vista metodológico a pesquisa se classifica como exploratória e qualitativa, utilizando a técnica da revisão sistemática da literatura e de estudos de casos múltiplos em assentamentos rurais. Como principais resultados, foi identificado que os assentamentos rurais são ambientes favoráveis à aplicação de práticas de economia compartilhada, e essas trazem ganhos de produtividade e redução de custos de produção, facilitam o acesso à tecnologia por parte dos pequenos produtores, e trazem crescimento recíproco das propriedades que constituem os assentamentos rurais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.