Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnandaSilvaPolari_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da presença de rotulagem nutricional frontal sobre o tempo para realização de escolhas alimentares entre adultos brasileiros
Autor(es): Polari, Ananda Silva
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Assunto: Alimentos - consumo
Alimentos - rotulagem
Alimentos - legislação
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: POLARI, Ananda Silva. Efeito da presença de rotulagem nutricional frontal sobre o tempo para realização de escolhas alimentares entre adultos brasileiros. 2019. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: avaliar o efeito da presença da rotulagem frontal sobre o tempo necessário para a realização de escolhas alimentares saudáveis entre adultos brasileiros. Métodos: Foram realizadas entrevistas com 300 participantes numa universidade de Brasília-DF. Avaliaram-se dados sociodemográficos e os participantes foram orientados a escolher o produto mais saudável entre dois alimentos, sendo apresentados 10 pares de imagens. Um dos produtos de cada par apresentava alertas (alto em açúcares, sódio ou gordura saturada), testados em formatos diferentes (lupa, octógono, círculo, triângulo e semáforo), ou nenhum alerta. Foi contabilizado o tempo para escolha do produto mais saudável e o número de acertos do produto mais saudável em cada par. Para comparação de tempos entre os grupos com e sem alertas, adotou-se o teste T de Student e realizouse análise de variância (One-way ANOVA) com teste de comparações múltiplas (HSDTukey) para identificar diferenças entre alertas. Resultados: Os participantes eram 55% mulheres e 89,0% estudantes. Não houve diferença no tempo necessário para fazer escolhas saudáveis entre produtos com ou sem alertas (p=0,949). O alerta do semáforo apresentou maior tempo médio em comparação com qualquer outro alerta (p< 0,001). Também foi observado menor número de acertos do produto mais saudável entre os pares para aqueles com alerta do semáforo em comparação com qualquer outro alerta (p<0,001). Não foram observados diferenças significativas entre os demais alertas. Conclusão: o uso da rotulagem frontal parece ser estratégia interessante para apoiar escolhas alimentares saudáveis, sendo indicado o uso de qualquer um dos formatos testados de alertas, exceto o do semáforo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Informações de Acesso e Conteúdo: Publicação parcial. Conteúdo disponibilizado: resumo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.