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Título: Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica
Autor(es): Boçon, Gustavo Schafhauser
Orientador(es): Velasco, Loana Nunes
Assunto: Veículos elétricos
Energia elétrica - distribuição
Energia elétrica - consumo
Sistemas de energia elétrica
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: BOÇON, Gustavo Schafhauser. Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Com o recente aumento da conscientização ambiental relacionada à emissão de gases de efeito estufa, veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo. Além de apresentar uma propulsão limpa, sem emissões, e serem mais eficientes, estes veículos também possuem a vantagem de poderem ser carregados na própria residência do proprietário, pois sua fonte de energia é um banco de baterias. Um veículos elétrico pode ser carregado em uma tomada, assim como um telefone celular, a diferença está na potência do carregador, sendo consideravelmente maior no caso do veículo. O propósito deste trabalho é avaliar o impacto que o carregamento destes veículos irá causar na rede de distribuição de energia elétrica, visto que o número de carros elétricos circulando tende a aumentar e isto representa uma nova carga conectada ao sistema elétrico. A avaliação deste impacto será realizada por meio de simulações computacionais a partir de um alimentador real da cidade de Brasília-DF. Além disto, também serão realizadas simulações para saber qual o impacto do carregamento do veículo elétrico na tarifa de energia do proprietário.
Abstract: With the recent increase in environmental awareness related to the emission of greenhouse gases electric vehicles are gaining more and more space in the world. Besides presenting a clean, emission-free propulsion, and be more efficient, these vehicles also have the advantage that they can be charged into the owner’s own house, because your power source is a battery bank. An electric vehicle can be charged into an outlet, as well as a cell phone, the difference is in the power of the charger, being considerably greater in the case of the vehicle. The purpose of this work is to evaluate the impact that the charging of these vehicles will cause in the electricity distribution network, since the number of electric cars circulating tends to increase and this represents a new charge connected to the electrical system. The evaluation of this impact will be carried out by means of computational simulations from a real feeder of the city of Brasília-DF.In addition, simulations will also be conducted to determine the impact of electric vehicle charging on the owner’s energy tariff.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.
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