Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nóbrega, Otávio de Tolêdo | - |
dc.contributor.author | Gameiro, Keli da Silva Duarte | - |
dc.identifier.citation | GAMEIRO, Keli da Silva Duarte. Habilidades funcionais relacionadas à condução veicular por idosos: uma revisão rápida da literatura. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A população mundial está envelhecendo. Sendo assim, é necessário pensar em estratégias que favoreçam um envelhecimento saudável e que mantenha ao máximo a autonomia e independência da pessoa idosa, assim como sua segurança. Cada vez mais, idosos conduzem veículos automotores e dados estatísticos apontam que acidentes envolvendo essa população ocorrem com maior frequência. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das dimensões físicas, cognitivas e sensoriais relacionadas ao desempenho de condução veicular e a relação com testes de direção, seja em estrada ou simulador, a fim de identificar quais destas dimensões afetam o desempenho e a segurança na condução veicular. O método utilizado foi um levantamento literário onde foram analisados o Código Nacional de Trânsito Brasileiro e suas resoluções, dados normativos de órgãos reguladores de trânsito nacionais e internacionais, documentos legislativos e uma revisão rápida sobre a literatura pertinente nas principais Bases de Dados, com ênfase em artigos que avaliam a habilidades funcionais físicas, cognitivas e sensoriais e o desempenho na condução de veículos automotores em idosos. Foram encontrados diversos estudos que investigam a melhor forma de avaliar o desempenho de condução relacionado as habilidades funcionais em idosos, porém raros estudos nacionais. Diversas habilidades funcionais cognitivas, motoras e sensoriais estão relacionadas ao desempenho de condução e muitos instrumentos avaliativos estão sendo testados para identificar motoristas em risco. A auto avaliação e a auto percepção dos motoristas idosos tem sido alvo de interesse para desenvolvimento de novos instrumentos específicos. Diversas habilidades funcionais foram identificadas como fundamentais para uma condução veicular segura, porém ainda não existem protocolos para avaliar tais habilidades no contexto de condução veicular. Mais estudos são necessários a fim de sistematizar o conhecimento sobre as práticas públicas para concessão do direito de dirigir, assim como sobre as funcionalidades humanas enquanto pré-requisitos para o bom desempenho, com objetivos de contribuir para um protocolo de avaliação eficaz para obtenção/renovação da CNH que considere os fatores inerentes ao envelhecimento e promova segurança à população idosa condutora de veículos automotores, sem restringir sua autonomia e independência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - capacidade funcional e cognitiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motoristas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança de trânsito | pt_BR |
dc.title | Habilidades funcionais relacionadas à condução veicular por idosos : uma revisão rápida da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T13:30:32Z | - |
dc.date.available | 2020-07-24T13:30:32Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24730 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Belchior, Patrícia da Cunha | - |
dc.description.abstract1 | The world’s population is aging. Therefore, it is necessary to think of strategies that favor healthy aging in order maintain the autonomy and independence of older adults, as well as their safety. The number of older drivers are increasing and statistical data indicate that accidents involving this population occur more frequently. The objective of this study was to survey the physical, cognitive and sensory dimensions related to vehicle driving performance and the relationship with driving tests, whether on road or simulator, in order to identify which of these dimensions affect driving performance and safety. The method used will consist on a survey which analyzed the Brazilian National Traffic Code and its resolutions, regulatory statistical data of national and international transit agencies, legislative documents and a rapid review on the relevant literature in the main databases, with emphasis on articles that evaluate the physical, cognitive and sensory functional abilities and the driving performance of motor vehicles in the elderly. Several studies were found investigating the best way to evaluate driving performance related to functional skills in the elderly, but rare national studies. Several cognitive, motor and sensory functional skills are related to driving performance and many evaluative instruments are being tested to identify at-risk drivers. The self-assessment and selfperception of elderly drivers has been of interest for the development of new specific instruments. Several functional abilities have been identified as fundamental for safe vehicular driving, but there are no protocols to evaluate such skills in the context of vehicular driving. Further studies are needed to systematize knowledge about public driving practices as well as human functionality as prerequisites for good performance in order to contribute to an effective assessment protocol for obtaining / renewing CNH that considers the factors inherent in aging and promotes safety to the elderly population driving motor vehicles, without restricting their autonomy and independence. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|