Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_OctavioAugustoVilarongaSilva_tcc.pdf555,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorSilva, Octávio Augusto Vilaronga-
dc.identifier.citationSILVA, Octávio Augusto Vilaronga. Ensino/aprendizagem em teatro: emancipação dos sujeitos pelo pertencimento cultural. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia busca um olhar sobre como o diálogo e a reciprocidade dentro da educação possuem sua importância ao buscar a emancipação do estudante, reconhecendo que muitos têm dificuldade em perceber seus direitos dentro do ambiente escolar. Diante de inúmeras possibilidades, apresento aqui uma abordagem teatral que possibilita a aproximação de problemáticas referentes ao relacionamento dos estudantes com o mundo, analisando caminhos para solução, além de incentivar a construção de diversas temáticas base para discussão dentro da escola. A metodologia utilizada para a pesquisa inspirou-se na proposta de Barbier, que consiste em pesquisa e intervenção durante o processo metodológico, a Pesquisa-Ação. Por fim, identifico como o ambiente escolar encara tais demandas e aberturas estudantis dos próprios estudantes. A pesquisa foi realizada no período de março de 2019 a novembro de 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmancipaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - representação teatralpt_BR
dc.titleEnsino/aprendizagem em teatro : emancipação dos sujeitos pelo pertencimento culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T13:02:36Z-
dc.date.available2020-07-24T13:02:36Z-
dc.date.submitted2019-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24724-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present term text seeks a look at how dialogue and reciprocity within education have their importance in seeking student emancipation, recognizing that many of them have difficulty in understanding their rights within the school environment. Faced with innumerable possibilities, I present here a theatrical approach that allows the approach of problems related to the students' relationship with the world, analyzing ways for a solution, besides encouraging the construction of several basis themes for discussion within the school. The methodology used for the research was inspired by Barbier's proposal, which consists of research and intervention during the methodological process, the Action Research. Finally, I identify how the school environment faces such student demands and openings of the students themselves. The survey was conducted from March 2019 to November 2019.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.