Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasAugustoSilvaRibeiro_tcc.pdf783,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Economia japonesa contemporânea : uma leitura macroeconômica
Autor(es): Ribeiro, Lucas Augusto Silva
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Japão - economia
Macroeconomia
Políticas econômicas
Data de apresentação: 11-Set-2018
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: RIBEIRO, Lucas Augusto Silva. Economia japonesa contemporânea: uma leitura macroeconômica. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A economia japonesa é, atualmente, o terceiro maior PIB mundial. O Japão chegou a este nível após os anos de crescimento econômico pós-segunda guerra mundial. Em aproximadamente 25 anos (1950-1975), ele passou de uma economia majoritariamente agrária para uma potência mundial. Durante o final da década de 1990 o crescimento ocorrido não só parou, como retrocedeu com a economia japonesa se encontrando num cenário de deflação e crescente endividamento, tendo durante anos um produto abaixo do potencial. Diante deste prospecto, foram tomadas diversas medidas pelo governo japonês para reaquecer a economia. Estas tentativas não foram bem-sucedidas e o problema de deflação seguiu sem solução e houve um aumento do endividamento do setor público japonês. Neste contexto, diversas soluções foram propostas, entre elas, uma permanente expansão monetária proposta por Krugman (1998) ou uma depreciação substancial defendida por Bernanke (1999). Nestas condições, este estudo da literatura macroeconômica tem como objetivo entender os desafios encontrados pelo Banco do Japão e o governo japonês em lidar com o problema. Este trabalho é dividido em três capítulos para a abordagem deste tema. O primeiro capitulo tem como foco um entendimento da evolução da teoria macroeconômica, explicitando suas mudanças de pensamento e visões quanto as possíveis políticas a serem tomadas de acordo com a teoria para a manutenção da estabilidade econômica. O segundo capitulo tem como foco o período de crescimento japonês, principalmente entre 1950-1970, explicitando o papel do governo, as políticas adotadas e como elas afetaram a manutenção do crescimento. É abordado o investimento e poupança; o sistema financeiro; as políticas industriais e os planos econômicos respectivamente. O terceiro capitulo analisa a política monetária japonesa a partir da década de 1980, primeiramente as práticas tomadas pelo Banco do Japão e como estas políticas afetaram no surgimento da bolha japonesa. A segunda parte do capítulo foca nas críticas às políticas adotadas e a explicação delas de acordo com a teoria econômica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.