Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_YandaraFabianaAraujoSousa_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desequilíbrio : reflexões de uma arte-educadora circense
Autor(es): Sousa, Yandara Fabiana Araújo
Orientador(es): Della Giustina, Fabiana Marroni
Assunto: Arte-educação
Atividades circenses
Circos
Expressão corporal
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: SOUSA, Yandara Fabiana Araújo. O desequilíbrio: reflexões de uma arte-educadora circense. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Apesar de ser um trabalho de conclusão de curso, isto não é uma monografia. Em formato de livro, proponho fazer um levantamento e uma reflexão sobre temas a serem pensados nas abordagens pedagógicas circenses através de minha própria trajetória pessoal. Utilizo de minhas memórias enquanto aluna de movimento (esportes, circo, teatro) e enquanto professora de teatro e circo para identificar estes temas latentes na minha prática pedagógica circense, e como as minhas experiências pessoais a transformam diariamente. Sua estrutura baseia-se na obra cinematográfica Kill Bill, volumes 1, de 2003 e volume 2, de 2004, dirigida por Quentin Tarantino, escrita por ele em pareceria com Uma Thruman. Além de ser dividida em “Chapters”, como no filme, faço relações entre a minha história e a saga da personagem principal. No volume 1 conto o meu processo pessoal enquanto aluna que um dia sonha em se tornar professora. No Chapter 5 convido mulheres de diferentes áreas do movimento para conversar sobre um dos fatores de principal influência na minha trajetória: ser mulher. O volume 2 é a concretização do sonho, as motivações, as experiências de chegar neste lugar e as questões que nunca param de surgir. Por fim, o Chapter 10: Bill! Onde finalizo os meus questionamentos e reflito sobre as conclusões geradas a partir da convergência de todas estas experiências juntas, que contribuíram para a arte-educadora em que me tornei/estou me tornando.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.