Título: | De ação à programa governamental : uma análise do projeto Mulheres Inspiradoras |
Autor(es): | Silva, Giovana Cristine Nobre da |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Antunes |
Assunto: | Mulheres Inspiradoras (Projeto) Mulheres - educação Direitos humanos Mulheres - representações |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 23-Jul-2020 |
Referência: | SILVA, Giovana Cristine Nobre da. De ação à programa governamental: uma análise do projeto Mulheres Inspiradoras. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar o Projeto Mulheres Inspiradoras, nascido em Ceilândia – DF como ação focalizada, e sua respectiva transformação em um programa de educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Visando compreender o projeto em sua amplitude, foram discutidos temas relativos à interseccionalidade de gênero, raça e classe, à educação em direitos humanos, à ação pública e burocracia de nível de rua e à implementação de políticas públicas. A partir de pesquisa bibliográfica, levantamento documental, entrevistas com atores envolvidos na iniciativa, além de imersão no curso de formação de docentes do Mulheres Inspiradoras, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), foi possível conceber o envolvimento da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do Governo do Distrito Federal (GDF) como peças fundamentais na determinação do projeto enquanto programa governamental de educação, apesar deste último, o GDF, ter se descoberto um ator de empecilho à expansão da proposta, em um primeiro momento. Além disso, o projeto alcançou sucesso por sua metodologia, passível de expansão e consolidação nas mais diversas realidades. Dessa maneira, o Projeto Mulheres Inspiradoras revelou-se uma iniciativa exitosa, ganhando espaço no cenário nacional e internacional e sendo uma proposta exemplar ao cenário da educação brasileira. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.