Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RodrigoCostaArantes.pdf6,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produtos revelam seu consumidor? : propondo uma metodologia quantitativa para o geomarketing
Autor(es): Arantes, Rodrigo Costa
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Marketing
Comportamento do consumidor
Consumidores - atitudes
Consumo (Economia)
Valores
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 15-Jan-2012
Referência: ARANTES, Rodrigo Costa. Produtos revelam seu consumidor?: propondo uma metodologia quantitativa para o geomarketing. 2011. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho investigou o potencial de uma metodologia de gerar conhecimento sobre características de consumidores distribuídos no espaço geográfico através de dados sobre os produtos que consomem. Para experimentar esta metodologia foi utilizada a técnica de Escalonamento Multidimensional Individual já consolidada na psicometria e os dados utilizados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada pelo IBGE, pesquisa de significância estatística nacional realizada em mais de 60 mil domicílios e mais de 3 mil municípios brasileiros. Durante a revisão teórica o autor apresenta um modelo teórico novo em que inclui a participação da empresa na dinâmica de relação entre indivíduo e ambiente de modo que a empresa não interage com o cliente só no momento da compra mas durante todo o tempo. O conceito de consumo é apresentado como uma relação psicológica do consumidor com a empresa e os valores e símbolos por ela representados. As conclusões obtidas indicam a existência de indícios de que dados sobre consumo de produtos podem ser usados para revelar características do consumidor, dentre elas, características sobre valores, cultura e estilo de vida. Como resultado este trabalho propõe uma metodologia para a realização de pesquisas com este objetivo bem como uma agenda para seu aperfeiçoamento. Ao final do texto são comparadas as vantagens e desvantagens desta metodologia e é afirmado o potencial que esta metodologia tem como instrumento para o geomarketing e a necessidade do seu desenvolvimento para superação dos desafios hoje impostos aos gestores pela globalização e pela transformação das economias emergentes em locomotiva da economia mundial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2469
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons