Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielEmilianoPereira.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação agronômica e curva de crescimento de genótipos de batata para a região produtora do Centro-Oeste
Autor(es): Pereira, Gabriel Emiliano
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Coorientador(es): Ragassi, Carlos Francisco
Assunto: Batata
Hortaliças - cultivo
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: PEREIRA, Gabriel Emiliano. Avaliação agronômica e curva de crescimento de genótipos de batata para a região produtora do Centro-Oeste. 2018. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A batata é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil e no mundo. No Brasil, seu cultivo é, predominantemente, com as cultivares Agata, Cupido, Asterix e Atlantic que, devido à origem europeia dessas cultivares, apresentam pouca adaptabilidade quando cultivadas no Centro-Oeste brasileiro. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar as características agronômicas (duração do ciclo, suscetibilidade a doenças, curva de crescimento, nível de produtividade, vigor e peso específico) das cultivares BRSIPR Bel e BRS F63 (Camila) e dos clones avançados ORG14599 e F183-08-01 nas condições da região produtora de batata do Centro-Oeste brasileiro. Foram avaliados 6 genótipos de batata sendo 2 novas cultivares (BRSIPR Bel e BRS F63 (Camila)), 2 clones avançados (ORG 14599 e F183-08-01) e 2 cultivares como testemunhas (Asterix e Atlantic). O experimento foi conduzido de abril a setembro de 2018 com duração de 122 dias, no setor de campos experimentais da Embrapa Hortaliças, em Brasília, DF em parcelas com 60 plantas, em espaçamento de 0,8 m entre linhas e 0,35 m entre plantas. Após os 24 DAP foram feitas coletas das plantas com intervalos de 14 dias, as quais foram lavadas, separadas as estruturas em folhas compostas, hastes + raízes e tubérculos. Foram avaliados o número de hastes e folhas, assim como o tamanho das maiores hastes. As estruturas foram pesadas ainda frescas e, após essa pesagem, as estruturas foram secadas em estufa de circulação forçada de ar ajustada à temperatura de 65° C por 72 horas e, após a secagem as estruturas foram pesadas novamente para obtenção da matéria seca das estruturas. Foram feitas avaliações de vigor aos 50 DAP e de incidência de doenças aos 66 DAP. Na colheita, foram mensuradas as massas total e comercial de tubérculos, número comercial e peso específico. Os dados foram submetidos a testes de normalidade e homogeneidade, assim como teste de esfericidade e análise de variância. Os dados coletados em diferentes épocas foram submetidos à análise de regressão e os demais ao teste de comparação de médias de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Todas as análises foram feitas com o Software SAS. O clone F183-08-01 apresentou boa aptidão para cultivo na região Centro-Oeste, mesmo em condições de alta infestação dos solos com Ralstonia spp., apresentando alta produtividade. O clone ORG 14599 e a cultivar BRS F63 (Camila) apresentaram rendimento reduzido quando cultivados em condições de alta infestação do solo com Ralstonia spp.. O clone F183-08-01 e as cultivares BRSIPR Bel, Asterix e Agata apresentaram os ciclos mais tardios comparados aos demais genótipos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.