Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SamlaAlvesDeAraujo_tcc.pdf910,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoraes, Martha Lemos de-
dc.contributor.authorAraujo, Samla Alves de-
dc.identifier.citationARAUJO, Samla Alves de. A arte da performance em sala de aula como dispositivo contra a pedagogização da infância. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca pesquisar a arte da performance em sala de aula como dispositivo contra a pedagogização da infância. Tem como base investigações feitas na Escola Classe Agrovila São Sebastião – DF em 2018, pelo olhar de uma educadora social voluntária. Investiga-se através da arte da performance a abertura para autonomia e despedagogização dos estudantes. O objetivo é explorar caminhos da performance que instiguem a autonomia, a criatividade e a despedagogização mesmo nesse ambiente pedagogizado. Foram realizadas três performances em sala de aula, com alunos da faixa etária entre oito e dez anos, do ensino fundamental – séries iniciais. A coleta de dados foi feita por meio de relatos, vídeos e fotos. Com base em autores como Rancière (2017), Bondia (2016), Icle (2011), Aganben (2005), Machado (2010, 2014, 2016), Freire (1996), Cohen (2007) e Goldberg (2006) entre outros, analisa-se propostas para a despedagogização através da performance. Considera-se então que, apesar dos desafios e provocações ao longo do caminho, a performance se configura como possível aproximação para o diálogo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleA arte da performance em sala de aula como dispositivo contra a pedagogização da infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T18:36:13Z-
dc.date.available2020-07-23T18:36:13Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24679-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.