Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JordanaMascarenhasDeOliveira_tcc.pdf5,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Corpoético : sobre uma ética da cena construída em afetos
Autor(es): Oliveira, Jordana Mascarenhas de
Orientador(es): Curi, Alice Stefânia
Assunto: Afeto
Dramaturgia
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Memória
Performance teatral
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Jordana Mascarenhas de. Corpoético: sobre uma ética da cena construída em afetos. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa se detém sobre os dispositivos de criação, relatos e discussões teóricas no que diz respeito à elaboração e montagem do espetáculo Inominável, entre os anos 2015-2018. A pesquisa aborda a relação entre espectadoras e atrizes em processo de quase contracena dentro do processo de construção cênica e os desdobramentos dramatúrgicos que advém desses processos de ação assistida quase equânime, dentro de um livre campo imaginário de criação, em que se abre espaço para que a espectadora crie junto com a atriz. Aproveita-se da estrutura de apresentação de uma atriz e uma espectadora em cena e de seu processo elaborativo de caráter imersivo para propor, a partir de Spinoza, uma ética da cena que se constrói junto da espectadora, cujo papel na construção da performance cênica é tanto ativo quanto receptivo. Desse modo, ensaia-se compreender o papel da atriz enquanto corpo que ocupa dois espaços, o espaço poético e o espaço ético.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.