Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Producao_de_formalina_a_partir_de_metanol_com_catalisador_solido_tcc.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de formalina a partir de metanol com catalisador sólido
Autor(es): Cruz, André de Azevedo
Carvalho, Ariane Cristina Boechie
Cardoso, Gabriel Dias
Silva, Gabriel Luiz da
Metz, Ingrid
Ghedini, Juliane Borchardt
Alves, Maísa Monteiro
Lopes, Marianna Borges
Araújo, Yulle de Oliveira
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Formaldeído
Catalisadores
Planta química
Indústria química
Data de apresentação: 12-Jul-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: CRUZ, André de Azevedo et al. Produção de formalina a partir de metanol com catalisador sólido. 2018. xiv, 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O propósito deste trabalho foi realizar uma avaliação da implementação de uma planta de produção de formalina a partir do metanol em um reator com catalisador de prata. O programa Aspen HYSYS® foi utilizado para simular, otimizar e gerar dados do processo. A partir deles, calcularam-se os parâmetros de design dos equipamentos e, além disso, determinaram-se as tubulações e sistemas de segurança da planta. Posteriormente, avaliaram-se a viabilidade econômica, os riscos ambientais e estratégias de controle para o processo. A capacidade da planta permitirá uma produção em larga escala do composto, o qual será destinado para a fabricação de resinas.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the implementation of a formalin production plant from methanol using a reactor with silver catalyst. The program used to simulate, optimize and generate data for this process was Aspen HYSYS®. From them, equipment design parameters were calculated. Furthermore, the plant’s security and plumbing systems were also designed. Afterwards, an analysis was conducted on this process’ economic viability, environmental risks and control strategies. This plant’s capacity allows a large product output which will be used as raw material on resin production.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.