Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DaviPalmaSantos.pdf565,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidência do moleque-da-bananeira (Cosmopolites Sordidus) em cultivares de banana submetidas a diferentes doses de água e adubo no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Davi Palma
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Banana - doenças e pragas
Pragas agrícolas
Banana - cultivo
Frutas - cultivo
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: SANTOS, Davi Palma. Incidência do moleque-da-bananeira (Cosmopolites Sordidus) em cultivares de banana submetidas a diferentes doses de água e adubo no Distrito Federal. 34 f., il. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A cultura da bananeira tem grande importância na fruticultura brasileira. No entanto, alguns fatores, como o ataque de pragas, dificultam melhores produtividades e qualidade de fruto. O moleque da bananeira é uma praga importante na cultura da banana, sendo que estudos que visem minimizar os danos dessa praga são necessários. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo avaliar a infestação do moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus) em quatro cultivares de banana, submetidas a diferentes tratamentos, no Distrito Federal. Para isso um experimento foi conduzido em blocos inteiramente casualizados, com 4 repetições, em arranjo de parcela subdividida, sendo as parcelas formadas por 5 doses de água (V) e as subparcelas por 5 doses de adubo (N, P, K, Mg), totalizando 25 tratamentos e 100 parcelas. Na avaliação do experimento, foram utilizadas iscas do tipo “queijo” para a atração dos molequesda-bananeira e avaliação da incidência. Após coleta e análise dos dados, foi possível concluir que os níveis de adubação não influenciaram na incidência do moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus). Além disso, foi possível verificar que o mês de março, apresentou maior incidência do moleque-da-bananeira, coincidindo com o período de maior nível de precipitação e umidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.