Título: | A vida de um artista do teatro errante : é errando e berrando que se aprende |
Autor(es): | Kahi, Filipe Nobuyuki Gomes |
Orientador(es): | Santos, Luis Carlos Ribeiro dos |
Assunto: | Teatro - educação Interpretação teatral Educação Teatro brasileiro Teatro de grupo |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 23-Jul-2020 |
Referência: | KAHI, Filipe Nobuyuki Gomes. A vida de um artista do teatro errante: é errando e berrando que se aprende. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A Universidade de Brasília tem um papel importante na minha formação profissional e pessoal. Esta pesquisa parte da minha própria experiência como artista e dialoga com os conteúdos teóricos obtidos durante os anos de formação, numa tentativa de valorização da experiência como parte formadora do artista de teatro durante o curso de Artes Cênicas. No caminho pedagógico percorrido na universidade, alguns conhecimentos e relações de ensino-aprendizagem adquiridos fundamentaram minha formação: a trajetória teórica, o caminho sensorial e a experiências em cena. A experiência é parte formadora do oficio de ator e também da motivação de fazer arte, o ser artista no início do século XXI. Apresento e analiso nesta monografia os percursos para a formação e a iniciação ao ofício do ator na cidade de Brasília. As vias do artista e do educador das Artes Cênicas, do estudante ao profissional, a trajetória acadêmica como ator, a importância da vivência na formação, as inquietações e escolhas entre estudar arte até a inserção do artista do teatro no mercado de trabalho. |
Abstract: | The University of Brasilia is an important institution in my professional and personal formation. This research is part of my own experience as an artist and conects with the theoretical contents obtained during the formative years, in an attempt to value the experience as part of the artist’s work during the Performing Arts course. On the pedagogical pathway taken at university, some of the acquired learning-teaching knowledge and correlations were the foundations of my development: theoretical fundamentals, sensorial path and experiences on stage. Experience is part of the role of the actor and also the motivation to make art, the artist job at the beginning of the 21st century. I show and analyze in this monograph the trajetory for the formation and initiation to the actor's office in the city of Brasília. The paths of the artist and the educator of the Performing Arts, from the student to the professional, the academic trajectory as an actor, the importance of the experience in the formation, the restlessness and choices between studying art and the insertion of the artist of the theater in the labor market. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.