Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_StefanieKatrinFicherHenz_tcc.pdf4,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência hidráulico-hidrológica e de qualidade da água da lagoa de detenção do Guará II - DF
Autor(es): Henz, Stefanie Katrin Fischer
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Paula, Ana Carolina Vieira de
Assunto: Água - qualidade
Água - análise
Água - poluição
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: HENZ, Stefanie Katrin Fischer. Análise da eficiência hidráulico-hidrológica e de qualidade da água da lagoa de detenção do Guará II - DF. 2019. xii, 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A crescente urbanização resulta no aumento do escoamento superficial e, consequentemente, da poluição difusa, pois as águas pluviais transportam poluentes advindos das atividades antropogênicas até os corpos hídricos, deteriorando sua qualidade. Nesse contexto surgem as medidas compensatórias como tentativa de resolução de problemas oriundos da visão higienista até então adotada pela drenagem urbana. Entre essas medidas estão as lagoas de detenção, estruturas que visam o armazenamento temporário e a infiltração das águas pluviais, e são capazes de melhorar a qualidade da água. Este projeto buscou analisar a eficiência hidráulico-hidrológica e de qualidade da água da lagoa de detenção do Guará II – DF, em operação desde 2009. Para isso, realizou-se o monitoramento quantitativo e qualitativo, obtendo-se dados das precipitações, do nível da água na entrada e na saída da lagoa de detenção, assim como as vazões afluentes e efluentes, e foram coletadas amostras para a análise dos parâmetros de qualidade: nitrogênio, fósforo, DBO e coliformes. Os resultados foram analisados com o uso de hidrogramas e polutogramas para verificar o comportamento da lagoa no amortecimento das vazões nos picos de cheia e seu efeito sobre a carga de poluentes. A lagoa apresentou um amortecimento das vazões com eficiências maiores que 90%, porém não foi tão eficiente na redução de poluentes, que apresentaram pequena redução de concentração entre a entrada e a saída do dispositivo. Os eventos observados foram simulados com o modelo SWMM, e verificou-se que o modelo foi eficiente nas simulações de quantidade, mas os resultados obtidos nas simulações das cargas de nitrogênio total e fósforo total não foram satisfatórios. Conclui-se que a lagoa de detenção do Guará II é eficiente no amortecimento das vazões, por conta de seu grande volume, mas tem pouca influência sobre a carga de poluentes como nitrogênio, fósforo, DBO e coliformes.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.