Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarinaAraujoMuniz_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa produzir do estado de Goiás : avaliação comparativa nos municípios de Rio Verde e Catalão
Autor(es): Muniz, Karina Araújo
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Incentivos fiscais
Políticas públicas
Finanças públicas
Catalão (GO)
Rio Verde (GO)
Data de apresentação: 23-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: MUNIZ, Karina Araújo. Programa produzir do Estado de Goiás: Avaliação comparativa nos municípios de Rio Verde e Catalão. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As finanças públicas são utilizadas com o objetivo de atender as necessidades da sociedade, atuando através da prestação de serviços e adoção de políticas públicas. Desta forma, são adotadas políticas públicas que auxiliam no desenvolvimento social econômico das regiões brasileiras. Aufere-se, ainda, que o estado de Goiás adotou programas como o Fomentar e o Produzir, os quais concedem incentivos fiscais, atraindo empresas para a região. Os municípios de Rio Verde e Catalão receberam empresas que utilizam o incentivo fiscal do Produzir, sendo analisados, neste estudo, os impactos gerados pelo mesmo e se os incentivos concedidos auxiliam no desenvolvimento da região. As variáveis são verificadas através da análise de indicadores macroeconômicos, obtendo-se os efeitos causados sobre a região e como estes favoreceram o desenvolvimento das mesmas e na desconcentração industrial, trazendo grandes empresas para o Sudeste Goiano. Com a atração das empresas Perdigão e Mitsubishi, os municípios analisados apresentam crescimento em seus indicadores macroeconômicos, destacando-se o nível populacional, geração de empregos e o Índice de Desenvolvimento Humano das regiões, demonstrando que a adoção das políticas de incentivos auxiliaram no desenvolvimento da região ao atraírem grandes investimentos. A pesquisa contribui para o setor acadêmico por auxiliar o entendimento de como estes programas interagem com o desenvolvimento das regiões e como podem causar impactos positivos sobre a economia, além de identificar a correlação de índices com o desenvolvimento sócio econômico regional. Para pesquisas futuras sugere-se a análise de outras regiões, além de verificar os impactos negativos que podem surgir com a adoção dos programas de incentivos fiscais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.