Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GuilhermeMacedoDasNeves_tcc.pdf6,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Externalidades ambientais da energia solar fotovoltaica e da energia termelétrica a gás natural : estudo de caso no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília
Autor(es): Neves, Guilherme Macedo das
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Energia solar
Energia - fontes alternativas
Painel solar fotovoltaico
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: NEVES, Guilherme Macedo das. Externalidades ambientais da energia solar fotovoltaica e da energia termelétrica a gás natural: estudo de caso no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2019. xii, 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tendo em vista o plano para crescimento da matriz de energia elétrica brasileira e os problemas ambientais da geração de elétrica, pesquisa-se sobre os benefícios ambientais da energia solar fotovoltaica em relação à termelétrica a gás, a fim de analisar e quantificar esses benefícios para 100% da energia elétrica consumida no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Para tanto, é necessário mensurar as emissões de gases poluentes da energia solar fotovoltaica e da energia termelétrica a gás para suprir totalmente o consumo de energia elétrica do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, quantificar os custos das externalidades ambientais da energia solar fotovoltaica e a energia termelétrica a gás, comparar os custos dos sistemas energéticos sem as externalidades ambientais, e relacionar os custos dos aspectos ambientais na comparação de custos econômicos dos sistemas energéticos. O custo de instalação de uma usina fotovoltaica no campus estudado é de 50 milhões de reais, em média. Realiza-se, então, uma pesquisa dos impactos dos gases do efeito estufa e poluentes do ar para a geração de energia a partir das duas fontes estudadas e dos custos dos sistemas. Diante disso, verifica-se que a energia termelétrica com ciclo combinado gera 10 vezes mais poluição de gases do efeito estufa do que a energia fotovoltaica para o estudo de caso, os gases do efeito estufa são mais emitidos do que os poluentes do ar, e 23% do custo total com externalidades para termelétrica a gás de ciclo combinado com média taxa de desconto e taxa específica média são referentes ao custo das externalidades ambientais, o que impõe a constatação de que a energia fotovoltaica é mais benéfica ambientalmente do que a energia termelétrica a gás.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.